SENAI apresenta edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento

O ensino profissional é um fator imprescindível para a agenda de competitividade da indústria brasileira e para a inclusão social

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirmou que o ensino profissional é um fator imprescindível para a agenda de competitividade da indústria brasileira e para a inclusão social. “Hoje, sabemos que se não tivermos profissionais preparados e comprometidos com a indústria e com a nação, o Brasil não vai dar o salto de produtividade que precisamos. E nesse sentido, nós, da CNI e do SENAI, temos orgulho dos 4 milhões de matrícula por ano. Cerca de 85% dos alunos que temos no Brasil já saem empregados dos cursos”, disse. Andrade participou do lançamento, em São Paulo (SP), da Olimpíada do Conhecimento 2014, maior torneio de educação profissional das américas, que será realizado entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte.

O diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, e o apresentador  Luciano Huck – nomeado embaixador da OC2014 - também participaram do lançamento da Olimpíada do Conhecimento. Com sete vezes mais inscritos do que na primeira edição (2001), em 2014 a disputa contará com mais de 800 competidores e deve atrair cerca de 300 mil visitantes no Expominas, na capital mineira. Os competidores saíram de cursos profissionais das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos, pela primeira vez, farão parte das provas. 

Mesmo o SENAI ofertando 67% dos seus cursos de maneira gratuita, apenas 6,6% dos jovens até 25 anos optam por educação profissional no Brasil. Avaliando os dados demográficos da população brasileira, só 10% já fizeram cursos de educação profissional. Segundo Rafael Lucchesi, esse índice ainda é baixo se comparado com a média dos 30 países mais ricos, onde esse índice é de 35% cursando e 48% do estoque populacional. 

Luciano Huck e o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi

PRODUTIVIDADE - “O que ressaltamos na Olimpíada do Conhecimento é que as formações básica e profissional são componentes que impactam na produtividade do trabalho. Hoje, a produtividade do trabalhador brasileiro é 1/5 de um norte-americano,  1/4 do alemão e um 1/3 sul coreano. Estamos investindo nessa melhoria, em 2010, o SENAI contava com 1 milhão de inscritos. Atualmente, já são 4 milhões. Precisamos melhorar a qualidade da nossa mão de obra para aumentar o poder de competição da nossa indústria em um mercado globalizado”, explicou Lucchesi. 

O diretor-geral do SENAI ressaltou ainda que há um paradoxo e uma inadequação na percepção da população na importância do ensino profissional. Segundo pesquisa do SENAI, 90% das pessoas reconhecem que o ensino técnico cria oportunidade para o mercado de trabalho e 82% acreditam que vai melhorar a remuneração das pessoas. “Em um ano, de acordo com pesquisa da CNI, um pessoa com educação profissional terá um rendimento 15% maior do que a mesma pessoa com o mesmo nível de educação”, acrescentou Lucchesi. 

PODER DE TRANSFORMAÇÃO - O apresentador Luciano Huck reforçou o poder transformador da educação profissional para os jovens brasileiros. “Acredito na educação como ferramenta de um país melhor. Por isso, estou orgulhoso de ser embaixador desse projeto da CNI e do SENAI”, ressaltou. Luciano também falou desse desafio de ser o embaixador da Olimpíada do Conhecimento 2014. Ouça clicando aqui.

Durante os quatro dias da disputa, os competidores realizarão tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do dia a dia do mundo do trabalho. Seu desempenho estabelece o padrão de excelência das práticas das 58 ocupações e serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de educação. A Olimpíada do Conhecimento ocupará 105 mil metros quadrados, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero, seis estações geodésicas e um ambiente no qual ficarão 16 novilhas preparadas para inseminação artificial. Além das 6 mil pessoas envolvidas no evento, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período. 

Veja como foi o lançamento da OC2014:

Ocupações da Olimpíada do Conhecimento 

Tecnologias de manufaturas e engenharias: polimecânica; manufatura integrada; mecatrônica; desenho mecânico – CAD; tornearia CNC; fresagem CNC; soldagem; eletrônica industrial; eletricidade industrial; robótica móvel; estruturas metálicas; caldeiraria; modelagem de protótipos; segurança do trabalho; instrumentação e controle de processo; metrologia dimensional; construção de moldes; mecânica industrial. 

Construção e edificações: escultura em pedra; aplicação de revestimentos cerâmicos; instalação hidráulica e a gás; eletricidade predial; construção em alvenaria; sistema drywall e gesso; pintura decorativa; marcenaria de móveis; marcenaria de estruturas; carpintaria de telhados; jardinagem e paisagismo; refrigeração e ar-condicionado. 

Moda e criatividade: joalheria; florista; tecnologia da moda; design gráfico; vitrinismo; costura. 

Tecnologias da informação e comunicação: STI - sistema de transporte da informação; TI - soluções de software; tecnologia de mídia impressa; web design; TI - administração de sistemas de rede; tecnologia da informação. 

Serviços: cabeleireiro; estética e bem-estar; confeitaria; cozinha; serviço de restaurante; técnico em enfermagem; panificação. 

Transporte e logística: funilaria automotiva; manutenção de aeronaves; mecânica de automóveis; pintura automotiva. 

Engenharias agrícolas e agropecuária: irrigação; inseminação artificial; agrimensura. 

Modalidades para pessoas com deficiência: panificação (deficiência intelectual); mecânica de automóveis (deficiência física); costura (deficiência auditiva); e tecnologia da informação (deficiência visual). 
 


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais:

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09

5. Inova SENAI – 3 a 6.09

6. Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.08 

Relacionadas

Leia mais

Ouro Preto recebe o maior festival mundial de esportes em meio à natureza
Brasil corre o risco de ser superado pela Argentina no ranking da competitividade, aponta estudo da CNI
Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo

Comentários