Primeira edição do Expo Favela Brasília ocorre neste fim de semana no SESI Lab

O evento gratuito oferece ampla estrutura, painéis, atividades literárias, shows, exposições e rodadas de negócios destinados à conexão entre periferia e os mercados nacional e internacional

palco do Expo Favela, em Brasília
Falta poucos dias para a Expo Favela, em Brasília, e o evento promete ser a maior feira de negócios do 4º setor da capital brasileira

O museu interativo SESI Lab recebe a primeira edição do Expo Favela Brasília, nos dias 2 e 3 de setembro, e será palco de conexões entre a periferia e tendências de inovação no mercado nacional e internacional. A etapa candanga do projeto nacional apresentará oportunidades de ascensão profissional a partir do incentivo à educação. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar ingresso no site do SESI Lab ou na bilheteria física. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas nos dois dias de evento.  

A programação da Expo Favela ocorrerá das 13h às 22h, no sábado e no domingo. Importante destacar que o SESI Lab funcionará normalmente, das 10h às 19h. O mesmo ingresso emitido dará direito a conhecer as galerias interativas e visitar a exposição “Trabalhadores”, de Sebastião Salgado. O café SESI Lab e a loja conceito do museu também estarão abertos. 

Com o propósito de impulsionar o empreendedorismo e estabelecer conexões entre a favela e o asfalto, Favela Holding, Projeto S.A e Central Única das Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF) uniram-se para realizar uma ampla feira cuja programação reúne 50 expositores em rodadas de negócios e pitchings, além de oito painéis de debates, apresentações musicais, DJs, atividades literárias, área gastronômica, exposição fotográfica   e feira de marcas locais para o público em geral.

Entre os destaques estão Preto Zezé, presidente global da Cufa; Elaine  Caccavo, CEO da Infavela; Kalyne Lima, presidente nacional da Cufa; Bell Lins, cantora, finalista da última edição do The Voice Brasil; Stéffanie Oliveira, presidente do  Instituto Rosa dos Ventos de Arte; MV Bill, um dos maiores nomes do rap brasileiro, Raull Santiago, comunicador popular, ativista e CEO da Brecha Hub e Cristiane Sobral, escritora, atriz e professora de teatro.

 “Fortalecer as quebradas, gerando oportunidades a profissionais da periferia é um dos principais motes deste amplo projeto idealizado pelo fundador da Central Única das Favelas, Celso Athayde. Com esse foco, a Expo Favela visibiliza empreendimentos de regiões menos favorecidas, a partir de um encontro com investidores que possam acelerar e apoiar o desenvolvimento de negócios”, explica Bruno Kesseler, presidente da Cufa-DF.

Educação e qualificação profissional para o jovem

Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) se uniram ao principal evento do país destinado à conexão entre empreendedores da periferia e grandes polos de inovação e de mercado nacional e internacional. Na edição da Expo Favela Brasília, com entrada gratuita ao museu SESI Lab, as duas casas pertencentes ao Sistema Indústria vão apresentar tendências e oportunidades de ascensão profissional a partir do incentivo à educação. 

No estande do SESI e do SENAI serão apresentadas ferramentas e modalidades já disponíveis para estudantes e profissionais de todas as regiões brasileiras. E o melhor: em sua grande maioria no formato virtual, e repleto de opções gratuitas ou com descontos de até 70%, cumprindo com o propósito de inclusão social. Entre eles, estão o Mundo SENAI, o Contrate-me, o Futuro Digital e a plataforma SENAI Play.

A estreia do SESI e do SENAI como patrocinadores da Expo Favela Innovation é considerada uma vitrine privilegiada para divulgar ferramentas e opções oferecidas pelas instituições, especialmente à parcela da população historicamente colocada às margens de oportunidades e qualificações. 

“A realização do evento no SESI Lab marca o início de uma parceria promissora entre o museu e a Cufa-DF. Para além da Expo, esperamos trabalhar juntos para que a experiência de arte, ciência e tecnologia seja acessível e chegue até as comunidades atendidas pelo parceiro no território. Do ponto de vista educativo, esperamos receber grupos em visitas mediadas e realizar atividades de formação. Já na perspectiva cultural, a ideia é dar voz aos artistas da quebrada e formar novos públicos”, afirma Cândida Oliveira, gerente de Desenvolvimento Institucional do SESI Lab.

Conexão entre a favela, o asfalto e a arte

A Expo Favela Brasília terá programação repleta de atividades, com todos os detalhes disponíveis no site e nas redes sociais da Expo Favela Brasília.  Confira, abaixo, os destaques da primeira edição: 

Arena 360º
A partir das 14h do dia 2, no espaço Arena 360o, ocorrerá o painel de abertura com a presença de autoridades. No mesmo local também ocorrerá o Favela Literária, dedicado a produções das quebradas, que conta com lançamentos de dois livros, um sarau e debates com as escritoras Natália Aniceto, e Meimei Bastos.

Palco Túnel
Cinco painéis serão organizados, com início às 14h30 no sábado, com participações, por exemplo, de Renata Amaral, Secretária de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento do Ministério do Planejamento, e de Tania Maria Oliveira, Secretária Executiva Adjunta da Presidência da República. Os painéis serão divididos em: Juventude de Favela, Cultura Hip Hop e Empreendedorismo; Mulheres incríveis e possíveis; Editoras Negras — Escurecimento Necessário (integrante do Favela Literária); Como a Inovação e a Tecnologia estão impactando o Mercado de Trabalho; e Elas no Poder / Mulheres na Linha de Frente.

Palco Árvore
No sábado, a partir das 18h30, na área externa do SESI Lab, o palco receberá o painel Trajetória do RAP no Cerrado, contando com rappers como Rapadura, Bella Donna e o consagrado Japão Viela 17, que coroa o espaço com uma apresentação musical ao lado de MC Metralha.

No mesmo dia, às 20h30, contemplará o público brasiliense com shows do MV Bill e da MC Nega Cruz. Ainda no Árvore, a Expo Favela oferece, no domingo, mesmo horário, os shows de 7 na Roda e Acadêmicos da Asa Norte com a MC Bela Borelli.

Expo Favela Brasília

  • Data: 2 e 3 de setembro 
  • Programação: das 13h às 21h.
  • Funcionamento SESI Lab: das 10h às 19h. 
  • Local: SESI Lab - Espaço de Arte, Ciência e Tecnologia — Setor Cultural Sul - Brasília, DF, 70070-150.
  • Site: http://df.expofavela.com.br/.
  • Ingressos gratuitos: retirada pelo site do SESI Lab ou na bilheteria física. 

SESI LAB: arte, cultura, ciência e tecnologia

  • Onde fica: Setor Cultural Sul - Brasília, DF
  • Pontos de referência: Antigo edifício Touring Club, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto.
  • Horário de atendimento: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
  • Reserve seu ingresso em www.sesilab.com.br
  • Parceiros estratégicos: Neoenergia e ANEEL

Leia mais

SESI Lab receberá primeira edição da Expo Favela Brasília
Arte e Ciência no Dia dos Pais: como dar o SESI Lab de presente?
Abertura da exposição Trabalhadores, no SESI Lab, tem oficinas e papo com Juliano Salgado

Comentários