Quarta-feira, 19 de março, 18h. A poesia do pôr do sol de Brasília foi a recepção à altura para a oficina de perfumaria abraçada pelo SESI Lab como parte da despedida da exposição de 150 anos da Granado. Arte, ciência e fragrâncias harmonizadas tal qual um Chanel N°5 para receber um público de 30 SESI Labers, convidados de honra para um momento especial de conhecimento, experiência e memória afetiva.
As notas olfativas, assim como na música, eram percebidas fora da sala onde seria o workshop. Fortes e ao mesmo tempo delicadas como uma canção de Tom Jobim. “Perfumaria é como a música. Tem suas notas e seus acordes, sua família olfativa, podendo ser cítrico, floral, amadeirado, assim como podemos ouvir um clássico, um rock ou um samba. Diria ainda que a memória olfativa pode nos levar ainda mais longe do que as músicas”, comenta a especialista em perfumes da Granado, Helen Augusto.
🎶 ... E vem o cheiro de amor
Eu te sinto tão presente ... 🎶
Uma das convidadas do experimento, a professora Daniela de Oliveira de 54 anos foi levada a outro lugar através dos cheiros. A cada fragrância, uma lembrança. “O Elixir - um perfume da Granado - tem um cheiro de pai. Foi o que me remeteu. Já um outro, me trouxe a lembrança de férias, algo mais leve. Os cheiros me trouxeram uma sensação física de verdade”, revelou.
E quando falamos que cheiro traz memória, estamos falando daquela mesma sensação de entrar em casa e sentir o cheiro da sua comida favorita. Por exemplo, aquele bolo que a vovó fazia ou o cafézinho da tarde com as tias, que trazem um queitinho no coração. E foi esse mesmo calorzinho que a estudante Laura Habib, 19 anos, sentiu na oficina.
“Cheirei um perfume que se não me engano tinha canela, algo assim, e isso me lembrou o Natal”, disse. “Sim, aqueles momentos em família”, completou a irmã, a influencer Luiza Habib, 28 anos.
Workshop para os fãs de SESI Lab
O workshop recebeu a Daniela, a Luiza e a Laura, e outros visitantes assíduos e apaixonados pelo SESI Lab. O convite da Granado foi para prestigiar quem está sempre por ali, sentindo o cheirinho de arte e inovação. “Esse foi um momento lúdico, de diversão e aprendizado, que marca a parceria com a Granado e a exposição, que foi um sucesso”, afirmou a gerente de Desenvolvimento Institucional do Serviço Social da Indústria (SESI), Cândida Oliveira.
Mas como a gente sabe que muuuuitas outras pessoas também querem saber mais sobre perfumes, nós acompanhamos toda a oficina e vamos te entregar tudo:
Aprenda o passo a passo para uma experiência olfativa
1. Conhecimento
Saber o que gosta e o que não gosta. Ou seja, conheça as opções de perfumes. Tente assimilar qual é a essência, quais são as notas e os acordes de cada fragrância para identificar quais mais te agradam. Por exemplo, gosta de essências florais? Das leves, fortes ou opulentas? Com toque amadeirado, mais doce? Entendendo o que agrada é possível fazer compras melhores e mais assertivas.
2. Vamos cheirar?
A forma mais eficaz de saber do que gosta é de fato cheirando o perfume. Sentindo a fragrância, mas para isso tem umas regrinhas, fundamentais para garantir uma percepção mais fiel das notas olfativas. Lembra daquelas fitinhas de papel, que ficam nos entregando na porta das lojas de perfumaria? Sim, são elas que devem ser usadas, mas a dica está na forma de segurá-las: pegue como cartas de baralho. E é legal anotar o nome das fragrâncias em cada uma delas para o caso de ter mais de uma opção em vista.
3. Onde aplicar
Vamos combinar que isso é bem pessoal, mas existe uma regra: aplicar o perfume onde tem mais circulação sanguínea. Pulsos, atrás das orelhas, atrás dos joelhos, peito e tórax. Então, se gostou muito do perfume da fitinha de papel, esse deve ser o eleito para ir para a pele. A dica é não passar de quatro testes na pele: pulsos e antebraços.
Os curiosos ares da perfumaria
Cheiro que não vai embora :
Somente no Brasil os perfumes têm data de validade. No restante do mundo, e como aconselha a especialista Helen Augusto, esse prazo é avaliado de acordo com o cheiro. Se o cheiro está bom, use, não jogue fora.
Nos ares da vida :
Uma fragrância pode levar até dois anos para ficar pronta e, depois disso, é exposta ao sol, ao vento e ao frio, tudo para ver como o cheiro se comporta após todas essas variáveis.
Cheiro de manhã quente :
É comum receber um potinho de grãos de café quando está experimentando perfumes. Sempre disseram que era para limpar o olfato, neutralizar, e poder sentir uma nova fragrância sem comprometer o cheiro. Mas, segundo a especialista, o café pode mais atrapalhar do que ajudar.
Exposição da Granado
O SESI Lab apresenta a exposição “Design e Indústria – A História da Tradicional Botica Granado”, em parceria com a empresa, até dia 30 de março. Com mais de 150 anos de história, a marca brasileira é pioneira no uso de extratos vegetais nativos na produção de cosméticos e medicamentos.
A mostra tem mais de 300 itens e convida o visitante a conhecer a trajetória de inovação e empreendedorismo da Granado, em meio a uma viagem por sua produção, processos, história, embalagens e rótulos icônicos.
A Granado valoriza a riqueza histórica e cultural do Brasil ao utilizar ingredientes nativos e fórmulas enriquecidas com extratos naturais. A empresa também atua com responsabilidade socioambiental, a partir do uso de embalagens 100% recicladas e de testes não realizados em animais.