Última semana de graça! Confira a programação especial no SESI Lab

Atividades fazem parte da 3ª edição do Festival Brinca+. Até dia 28 de julho, museu vai oferecer shows, oficinas e atividades educativas para público infanto-juvenil

O grupo musical infantil Tiqueque foi uma das atrações do Festival Brinca+ que teve grande sucesso de público

O SESI Lab está com uma programação especial durante o mês de férias escolares. Até o dia 28 de julho, o museu vai oferecer gratuitamente oficinas educativas, shows e jogos para o público infanto-juvenil. Para participar é necessário retirar a cortesia na bilheteria online.

Entre sexta-feira e domingo, as crianças vão poder conhecer diferentes oficinas. O educativo do SESI Lab vai realizar a oficina de observação da natureza, onde as crianças são convidadas a aprender técnicas de enquadramento para registrar objetos naturais e conceitos iniciais sobre ilustrações científicas. É um momento que convida crianças e jovens a olharem para a natureza de forma diferente. Outra atividade de destaque é a ocupação de bioinvenção, realizada pelo Binah, em que crianças a partir de cinco anos vão ter contato com uma coleção de caixas que apresentam aspectos e fenômenos da biodiversidade nos biomas brasileiros.

Crianças e adultos vão poder aproveitar também a “circolândia”. Desde escalada para bebês até bambolês e perna de pau, as atividades do grupo Delírio Circense contemplam todas as idades. Será realizada também a oficina “lab alquimétrico grande escala” onde as crianças são estimuladas a construir estruturas, esculturas e engenhocas com diferentes materiais. A brincadeira, desenvolvida parte na Argentina e parte no Brasil pelo grupo Alquimétricos, se adapta a diferentes idades e condições. Ela já foi para mais de dez países e por onde passa desperta a curiosidade do público de crianças, jovens e adultos.


“O Festival Brinca+ é uma oportunidade para aproximar ainda mais as crianças do espaço do museu e promover formas diferentes de aprendizagem. A programação foi toda pensada para atender diferentes públicos e oferecer atividades lúdicas e divertidas”, explica a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.


Com a proposta de trazer uma programação cada vez mais educativa e inclusiva, a equipe do SESI Lab desenvolveu jogos e oficinas para todas as idades. O intuito é apresentar, de forma lúdica e divertida, conceitos científicos e relacionados à biodiversidade e bioeconomia para o público infantil. As crianças podem conhecer e experienciar conceitos de física, química e biologia, além de fenômenos sociais.

Conheça as oficinas do SESI Lab

Jogo da memória Sementes, com Educativo SESI Lab

O jogo da memória todo mundo já conhece, mas essa versão serve para apresentar também árvores e sementes típicas da Amazônia. Por meio dessa abordagem sensorial, os visitantes desenvolverão a percepção tátil, além de exercitarem a memória e a concentração.

Oficina Criando fungos e bactérias, com Educativo SESI Lab

Com uma placa de Petri, típica de laboratórios científicos, as crianças são convidadas a ver de perto fungos e bactérias. A partir de simulações de como os microrganismos crescem, as crianças conhecem um pouco mais das cores e texturas, além de conferirem de pertinho esses micros biomas.

Jogo Vamos circular, com Educativo SESI Lab

O jogo pode ser de tabuleiro ou cartas e representa o ciclo de vida de produtos de origem amazônica, envolvendo desde a matéria prima, fabricação, utilização e destino (reciclagem ou descarte). O jogo mostra de forma prática o conceito de bioeconomia e economia circular.

Jogo Super Trunfo Aves do Cerrado, com Educativo SESI Lab

O super trunfo é um tradicional jogo de cartas. Essa versão traz a biodiversidade das aves do cerrado como exemplo. Cada carta apresenta características e curiosidades de uma ave típica do bioma do cerrado e suas pontuações. A partir disso, os jogadores vão trocando cartas e pontuando.

Jogo da Onça, com Educativo SESI Lab

O jogo da onça tem origem antiga, é encontrado nas etnias indígenas Bororó e Guarani. Era jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando pedras como peças. O movimento das peças é similar ao do jogo de damas. A onça precisa capturar pelo menos cinco capivaras. As capivaras precisam encurralar a onça na toca ou deixá-la sem opção de movimentação. Nessa oficina, os participantes vão aprender a jogar e fazer o seu próprio jogo.

Oficina de observadores e observadoras da natureza, com Educativo SESI Lab

Nesta atividade, são exploradas técnicas de enquadramento para fotografar objetos naturais, como animais e plantas. As crianças são convidadas a refletir sobre a importância de registrar a fauna e a flora e como isso contribui para o processo ciêntífico. Além do enquadramento será fornecida também a possibilidade de fazer uma ilustração cientifica.

Passaredo virtual, com Educativo SESI Lab

Aqui o intuito é explorar a imaginação e dar vida aos seus próprios pássaros por meio da interação com o Lab LED, o painel interativo. É possível acompanhar o passaredo virtual crescer a cada dia, refletindo a diversidade de espécies brasileiras na imaginação e criatividade dos visitantes.

Oficinas com convidados

Para deixar a programação do Brinca+ ainda mais diversificada e plural, o SESI Lab convidou artistas e educadores de diferentes lugares do país para trazer oficinas e jogos educativos para o museu durante o período do festival. Tudo para levar para crianças e jovens diferentes formas de aprendizagem.

Circolândia, com Delírio Circense

Imagina exercitar a consciência corporal, equilíbrio e concentração com o circo? É isso que pessoas de todas as idades podem fazer na circolândia. O Delírio Circense monta estações que oferecem diferentes atividades para públicos de todas as faixas etárias. Do bambolê ao tecido acrobático, tudo é pensado para oferecer a melhor experiência a partir da idade e do condicionamento de cada um.

Oficina Alquimistas do Plástico, com Alquimétricos

Como transformar sacolas plásticas em brinquedos? Nesta oficina as crianças vão produzir uma chapa de plástico reciclado termofundido que será a matéria-prima para a fabricação de conectores alquimétricos. A partir disso, estruturas geométricas serão montadas juntando arte, geometria e reciclagem!

Lab Alquimétrico, com Alquimétricos

Aqui a palavra de ordem é criatividade! Com diferentes materiais, as crianças são estimuladas a construir estruturas, esculturas e engenhocas grandes ou pequenas. A brincadeira, desenvolvida parte na Argentina e parte no Brasil, se adapta a diferentes idades e condições. Ela já passou por mais de dez países e por onde passa desperta a curiosidade do público de crianças, jovens e adultos. São diferentes materiais e formatos que possibilitam a construção das mais diversas estruturas.

Construindo Domo Gigante, com Alquimétricos

Imagina montar um domo gigante de 10 metros de diâmetro e até 4 metros de altura? É isso que a oficina vai fazer! A atividade junta toda a família para as construções dos domos. Tudo ao ar livre!

Ocupação Bioinvenção, com Binah

A ocupação traz uma série de oficinas e vivências, tendo como ponto de partida uma coleção de caixas que apresentam às crianças aspectos e fenômenos da biodiversidade nos biomas

brasileiros. Durante o mês foram trazidos convidados para participar das oficinas. O SESI Lab recebeu o educador indígena Tupã Mirim Ju Yan Guarani, o escritor Roger Mello e a educadora e artista Fernanda Vilela. Neste caso, a atividade é indicada para crianças maiores de três anos.

Confira a programação completa do Festival Brinca+

Relacionadas

Leia mais

De portas abertas! SESI Lab inaugura exposição sobre bioeconomia
SESI Lab viaja para o Museu do Amanhã
Nova exposição do SESI Lab traz a bioeconomia e o papel da indústria na conservação da natureza

Comentários