SESI Lab viaja para o Museu do Amanhã

Exposição “Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã” começa no dia 21 de junho no Rio de Janeiro com experiências interativas para públicos de todas as idades

O SESI Lab – museu interativo de arte, ciência e tecnologia de Brasília – chega, nesta semana, ao Rio de Janeiro. A exposição “Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã” começa no dia 21 de junho e fica em cartaz até 22 de setembro. O público que visitar o Museu do Amanhã neste período vai conhecer experiências interativas, do analógico ao digital, do SESI Lab. Foi montado um ambiente lúdico onde os visitantes vão conseguir ver, interagir e sentir de perto a conexão entre arte, ciência e tecnologia.

A exposição conta com três eixos temáticos: Fenômenos no Mundo, Aprender Fazendo e Imaginando Futuros. A proposta é apresentar um conjunto de instalações interativas que abordam fenômenos físicos, biológicos, químicos e sociais. A ideia é promover uma aproximação, de forma lúdica, com alguns conceitos científicos.

Um dos aparatos que vai para o Rio de Janeiro é o famoso “Sombras Coloridas”, que revela as cores que compõem a luz branca e cria, literalmente, sombras coloridas. Integra a exposição também a obra de arte “Espelho Egoísta e Espelho Excludente”, que brinca com a imagem do visitante que ora se vê sozinho, ora está ausente. Além disso, o Museu do Amanhã vai receber o “Faça Funcionar’’, que explora circuitos elétricos. Os visitantes podem construir diferentes circuitos usando elementos básicos como interruptores, luzes, resistores variáveis e motores enquanto observam os efeitos de adicionar ou remover elementos e religar.


“O SESI Lab selecionou aparatos que convidam as pessoas a refletir sobre como a arte, a ciência e a tecnologia podem andar juntas e como é possível aprender e experienciar fenômenos naturais, por exemplo, dentro de um museu. São 15 aparatos que aguçam nossos sentidos, questionam as percepções e brincam com nossos pontos de vista”, explica a superintendente de cultura do SESI, Cláudia Ramalho.


O projeto, que é apresentado pela Livelo com o patrocínio da Repsol Sinopec, é fruto de uma parceria institucional do SESI Lab com o Museu do Amanhã. “A mostra é uma oportunidade para a sociedade refletir como nossas percepções abrem caminhos para novos amanhãs. Por meio de atividades de experimentação, o visitante sente a ciência e pode se perceber como um agente de mudança. Estimular a construção coletiva do futuro que desejamos é a nossa forma de colaborar para uma vida mais sustentável, coletiva, inclusiva e diversa”, afirma Fábio Scarano, curador do Museu do Amanhã.

“Experimenta Ciência: SESI Lab e Museu do Amanhã” é recomendada para públicos de todas as idades e perfis, especialmente crianças e suas famílias, professores e estudantes. Ingressos à venda no site do SESI Lab.

Sobre o SESI Lab

O SESI Lab é um museu interativo instalado em Brasília, de iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA), o SESI Lab está alicerçado na atuação em conexão com cultura, educação e ciência. Inaugurado em novembro de 2022, o espaço possui programação multidisciplinar orientada por abordagem educativa criativa, inovadora e acessível a diferentes públicos e já recebeu mais de 225 mil visitantes desde a sua abertura. 

Na programação multidisciplinar, orientada por uma abordagem educativa criativa e inovadora, inclui exposições temporárias e permanentes, festivais, seminários, workshops, oficinas, residências artísticas, cinema, além de atividades orientadas à cultura maker. 

O SESI Lab está no coração da capital do país, em um edifício icônico de Oscar Niemeyer, com quase 7,5 mil metros quadrados. O museu devolve à sociedade uma obra tombada como um bem cultural, inteiramente restaurada. A localização está diretamente relacionada com o propósito de ser um hub de difusão democrática de conhecimento para todas as regiões do país. 

Conheça mais sobre o SESI Lab no Instagram e no site do museu. 

Relacionadas

Leia mais

Nova exposição do SESI Lab traz a bioeconomia e o papel da indústria na conservação da natureza
No SESI Lab: exposição retrata a importância dos professores para o avanço do país
SESI Lab celebra Dia da Indústria com programação especial e entrada gratuita

Comentários