Brinca+ SESI Lab: Pequeno Cidadão traz rock psicodélico para Brasília

Mesmo com entrada gratuita, é necessário emitir bilhetes na Sympla. Em todos os dias de visitação a entrada é permitida até uma hora antes do fechamento do museu

Rock dançante para crianças bagunceiras e adultos animados! É com essa proposta que o Pequeno Cidadão retorna aos palcos de Brasília para duas apresentações no Brinca+ SESI Lab. A banda autointitulada de “rock psicodélico para crianças” ocupará a Praça da Árvore no sábado (22) e no domingo (23), às 17h. Toda programação de julho no museu 100% interativo é gratuita, mas precisa retirar ingresso na Sympla ou na bilheteria física, mediante a disponibilidade. 

O quarto fim de semana do Brinca+ também contará com oficinas interativas desenvolvidas especialmente para as férias escolares, além de jogos, oficina circense, sessão de curtas metragens e o espetáculo O Lançador de Foguetes, do grupo de teatro De pernas pro ar, com apresentações às 11h, no sábado e também no domingo. 

Durante todo o mês, o horário de funcionamento seguirá o mesmo: terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 19h. A programação especial de férias ocorrerá em todas as sextas, sábados e domingos de julho. Nos demais dias, o museu estará aberto para visitação. 

Nas sextas-feiras de julho, além de todas as possibilidades das galerias interativas disponíveis no SESI Lab, a programação de férias contará com oficinas educativas às 10h, às 14h e às 16h. Já nos sábados e domingos, as atividades serão às 11h, às 14h, às 15h e às 17h. A programação detalhada está disponível no Instagram do SESI Lab. 

O SESI Lab fica no Setor Cultural Sul, em frente ao Conic Brasília e ao lado da Plataforma Superior da Rodoviária do Plano Piloto. Não pode esquecer que em todos os dias a entrada será permitida até uma hora antes do fechamento.

Quatorze anos de muita música e milhões de visualizações

Pequeno Cidadão é formado por Edgard Scandurra (Ira!), que nas apresentações no SESI Lab será substituído pelo guitarrista Lúcio Maia (Nação Zumbi), Taciana Barros (Gang 90 & Absurdettes), Antônio Pinto (produtor de trilhas, como: “Cidade de Deus” e “AMY” - documentário vencedor do Oscar) e por filhos e sobrinhos. A música “O Sol e a Lua” já ultrapassou 25,5 milhões de visualizações no YouTube e 45 milhões no TikTok. 

Reunidas em três álbuns, um DVD, um álbum karaokê e dois vinis, as canções retratam o universo infantil: alegrias, dúvidas, bichos, desafios, tristezas, cidadania, amor, esportes. Para quem ainda não conhece, o show também conta com malabares, acrobacias e muita brincadeira. 

Brinca+ SESI Lab

Um presente para toda a família aproveitar as férias escolares de julho, o “Brinca+ SESI Lab” traz programação especial com foco no público infanto-juvenil repleta de shows, performances, teatro, contação de histórias, filmes e oficinas. E só melhora: tudo gratuito para todos os públicos de 1º a 30 de julho! 

A ocupação dos arredores do museu é uma das novidades para o período de férias escolares. Brinquedos desenvolvidos pela Erê Lab foram instalados na área externa, no calçadão, onde também é realizada uma série de oficinas com educadores, artistas e profissionais do mundo maker. Por ali, a criação, a experimentação, a criatividade e a brincadeira são os grandes motores para o aprendizado! 

O café SESI Lab funciona nos mesmos dias e horários de atividades do museu. Nos finais de semana de julho, é oferecida a opção de venda de cestas de café de manhã para piqueniques, que podem ser feitos na área externa. A loja do museu tem novidades, com novas coleções desenvolvidas com artistas locais e também de renome nacional.

E, nos sábados e domingos, também tem serviço de alimentação reforçado na área externa, com um cardápio pra lá de especial oferecido pelo Superquadra e Traçado Bar. 

Cinema de rua mais democrático da cidade 

Com a inauguração do SESI Lab, Brasília ganhou um espaço para projeção de filmes, com entrada grátis, sistema 6.1 de som e projeção digital. O túnel do SESI Lab é um presente para os cinéfilos com uma programação para todas as idades, passeando por diferentes gêneros e experimentações. Em julho, o local promove o projeto “Cine Curtas”, com sessões às 15h30 sábados e domingos. 

Aqui tem mão na massa? Tem sim, senhor!

Oficinas inéditas foram desenvolvidas pela equipe educativa do SESI Lab para serem realizadas na calçada do museu especialmente em julho. As oficinas são realizadas às 10h, às 14h e às 16h nas sextas-feiras. Já aos sábados e domingos, às 11h, às 15h e às 17h. Na parte interna do SESI Lab são oferecidas atividades de exploração das galerias expositivas e jogos. 

As senhas para participar da programação interna e externa são distribuídas 30 minutos antes de cada início, no balcão de informações localizado na entrada principal do museu. Cada atividade tem capacidade para receber até 40 pessoas.

Tendências socioeconômicas e tecnológicas moldarão o local de trabalho no futuro

Será que é mesmo possível prever o futuro? As inovações tecnológicas e a imensa quantidade de dados que produzimos nos desafiam a pensar o futuro do trabalho, do emprego e das profissões. Apesar do contexto de incertezas, muitas das profissões do futuro estão sendo criadas por quem se apropria criativamente das tecnologias. Para fomentar discussões sobre esse tema, o SESI Lab promove, de 19 a 23 de julho, o festival “O Futuro das Profissões”, com entrada gratuita. Nomes conhecidos do grande público, como Nath Finanças, André Carvalhal e Charles Watson, integram a lista de palestrantes confirmados.

O festival marca o encerramento da exposição temporária inaugural do SESI Lab, a Futuro das Profissões, cuja temática continuará norteando o programa educativo do museu interativo até o final de 2023. A programação do festival ocupará o Túnel, o Experimento Lab e o Espaço Maker. O público-alvo são adolescentes e jovens e o público em geral interessados com as mudanças no mundo do trabalho.

Mesmo gratuita, a participação no festival requer emissão de ingressos na plataforma Sympla ou na bilheteria física do museu. Somente não é exigido ingresso na programação realizada no Túnel, por ser área pública revitalizada, com capacidade para receber até 100 pessoas sentadas e sujeita a lotação. Já para as atividades no Experimento Lab e no Espaço Maker, os ingressos são necessários e limitados, e com participação garantida através da retirada de senha no balcão de recepção do museu 30 minutos antes de cada atividade

Experimentação, interatividade, ludicidade e inovação

O icônico prédio projetado por Oscar Niemeyer na época da construção de Brasília, agora é reduto de arte, ciência, tecnologia e educação para todas as idades. O espaço é uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promove a conexão entre ações artísticas, científicas e tecnológicas, em colaboração com a indústria e a sociedade.

O SESI Lab possui cerca de 8 mil metros quadrados de área construída dedicados a espaços expositivos, criativos e maker, salas interdisciplinares, um painel de LED com 84 metros quadrados, café e loja conceito. Somados aos 33 mil metros quadrados de área verde revitalizada, em parceria com o governo do Distrito Federal, com espécies nativas do Cerrado, instalações interativas e anfiteatro externo para shows, eventos e outras atividades culturais.

Relacionadas

Leia mais

Nath Finanças, André Carvalhal  e Charles Watson confirmados em festival gratuito, no SESI Lab
Brinca + SESI Lab: programação de férias traz Tiquequê, sucesso nas redes sociais
Brinca+ SESI Lab: programação especial de férias com entrada gratuita em todo mês de julho

Comentários