Vencedores da natação dizem que esporte é fundamental para ter qualidade de vida

"Acho que o esporte traz disciplina, competitividade e espírito de equipe, então isso serve para toda a vida, além de ajudar no dia a dia na empresa em concentração e bem estar”, ressalta Luiz Pedro Pereira

"O esporte traz disciplina, competitividade e espírito de equipe" - Luiz Pedro Pereira (centro)

O primeiro dia de provas de natação nos Jogos Nacionais do SESI, realizados desde a última quinta no Rio de Janeiro até amanhã (18), distribuiu medalhas nos nados livre, borboleta e revezamento 4 por 50 m livres. Um dos maiores medalhistas da competição, o nadador de Cuiabá (MT) Luiz Pedro Pereira, o Pepeu, que trabalha na empresa Milan Flex, levou a medalha de ouro nos 50 m borboleta.

“Esta é a sétima edição da qual participo, além de cinco mundiais representando o Brasil. Acho que o esporte traz disciplina, competitividade e espírito de equipe, então isso serve para toda a vida, além de ajudar no dia a dia na empresa em concentração e bem estar”, ressalta ele, que contabiliza mais de 20 medalhas de ouro nos Jogos Nacionais do SESI, desde 2007, e que participa neste sábado (17) de mais duas provas, 50 m livre e 200 m borboleta.

Outra campeã de medalhas na natação é Rita de Cássia Queiroz, da Indústria Naval do Ceará (Inace), em Fortaleza. Ela entrou na empresa em 1989 e foi lá que recebeu o incentivo para aprender a nadar. “Quando comecei, mal sabia nadar cachorrinho. Me estimularam a aprender e, logo depois, a participar das competições”, brinca Rita, que levou a medalha de ouro na categoria 50m livre para pessoas com mais de 40 anos. “Sempre venho aos jogos do SESI, há mais de 20 anos. Só não fui em uma edição desde que entrei na Inace”, revela.

Segundo ela, já perdeu as contas de quantas medalhas possui. “Foi com a natação que passei a me dedicar mais. Mesmo com muita correria, tinha que encontrar um horário para treinar, e isso me trouxe mais qualidade de vida”, diz orgulhosa, com a medalha conquistada pouco antes.

CONDICIONAMENTO – Para o supervisor de operações dos Correios em Goiânia Philipe Braga, o sedentariamo do último ano é visível não apenas no resultado da competição. Ele não ganhou medalha na prova de 50m borboleta. “Estava classificado há muito tempo, mudei de cargo nos Correios e fiquei sem tempo para o esporte. Como resultado, engordei 15 quilos e perdi o condicionamento físico”, afirma.

Ele conta que começou a nadar aos cinco anos, depois parou para estudar para concursos, aos 17, retomando a rotina da natação dois anos depois. “Quero voltar a treinar para competir e ganhar medalhas. A natação sempre ajudou a me manter em forma e quero melhorar minha qualidade de vida”, diz ele, que participa pela segunda vez dos Jogos Nacionais do SESI.

Relacionadas

Leia mais

Espaço Zen resgata energia dos atletas durante os Jogos Nacionais do SESI
CNI e SESI promovem debate sobre desafios da saúde suplementar
Simbologia e inovação encantarão na cerimônia de abertura dos Jogos Nacionais do SESI

Comentários