Espaço Zen resgata energia dos atletas durante os Jogos Nacionais do SESI

Trabalhadores-atletas são atendidos com base em técnicas da fisioterapia e terapia manual, melhorando a qualidade do rendimento durante as competições

Um local para relaxar, cuidar de lesões e recarregar as baterias. Esse é a ideia do 'Espaço Zen', montado para os atletas da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, na unidade SESI Ananindeua. Com ajuda de profissionais da clínica Desportiva Fisioterapia Especializada, os trabalhadores-atletas são atendidos com base em técnicas da fisioterapia e terapia manual, melhorando a qualidade do rendimento durante as competições. 

“O Espaço Zen é um local destinado para os atletas melhorarem as condições físicas e até mentais. Aqui eles podem tratar uma dor e relaxar porque o atleta, que também é um trabalhador, tem uma carga muito grande de responsabilidades e precisa de um acompanhamento sério”, explica o fisioterapeuta Ângelo Scotta, coordenador do espaço. 

Durante os quatro dias de jogos, 30 fisioterapeutas auxiliam os atletas nos mais diversos problemas, que vão desde uma simples distensão até casos mais sérios como uma fratura, por exemplo. “Os atletas são atendidos por meio de uma prioridade, onde nós avaliamos os casos mais graves e os ajudamos em seguida”, explica. 

De forma prática, os fisioterapeutas fazem massagens específicas nos músculos, utilizam equipamentos com pequenos estímulos elétricos, e até bolsas de gelo quando for o caso. “A principal queixa dos atletas são dores nas costas, no pescoço e a tensão nos ombros. Também temos muitos casos de tensão muscular. O bom é que eles saem daqui renovados”, completa Ângelo. 

Tratando de uma lesão após a primeira partida na competição de futebol de campo, o atleta Rogério Vieria, de 32 anos, da empresa Emissan Engenharia, do Alagoas, relaxava no espaço com um bolsa de gelo no tornozelo direito. A lesão aconteceu durante uma lance dentro de campo. 'Cheguei aqui e quase não estava andando, mas fui rapidamente atendido pelos fisioterapeutas. Fizeram massagem e agora estou usando uma bolsa de gelo', contou ele com a esperança de que vai se recuperar a tempo da próxima partida no sábado (13). Para ser atendido no 'Espaço Zen', basta o atleta assinar na lista de atendimentos. O local também esta disponível no SESI Almirante Barroso e Estádio Olímpico do Pará. 

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, começaram na quarta-feira (10) e seguem até domingo no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competiçãoAcesse as fotos no Flickr.

Relacionadas

Leia mais

Delegação do Estado vai participar dos Jogos Nacionais do Sesi no Rio
Espírito Santo conquista 16 medalhas nos Jogos Nacionais do Sesi 2013
Jogos Nacionais do SESI mostram a importância de investir na qualidade de vida do trabalhador

Comentários