Usinas doam 1 milhão de litros de álcool para o SUS

Objetivo da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) contribuir com o abastecimento das unidades públicas de saúde, de forma gratuita

Usinas associadas à UNICA vão doar 1 milhão de litros de álcool para o SUS

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), por meio das associadas, vai doar um milhão de litros de álcool para a produção de álcool gel e álcool 70 para que sejam utilizados na contenção do coronavírus.

O objetivo da ação é contribuir com o abastecimento das unidades públicas de saúde, de forma gratuita. “Vivemos um momento que demanda união e criamos uma verdadeira operação de guerra para superar os desafios impostos pelo COVID-19 e contribuir com diversos estados do país”, disse o presidente da UNICA, Evandro Gussi.

O álcool 70 a ser doado será produzido voluntariamente após a concessão de uma autorização extraordinária e temporária pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último dia 19 de março, que permitiu a produção. O álcool 70 é usado para desinfecção e é essencial para serviços de saúde.

Seis estados receberão essa doação: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Paraná e Santa Catarina. Os detalhes operacionais estão sendo delineados com os órgãos competentes, porque o transporte e manuseio do produto exigem cuidados.

Os volumes serão transportados até pontos indicados pelas Secretarias de Saúde desses estados, onde ocorrerá o processamento industrial, para a transformação em gel ou envase da solução líquida. Após isso, a distribuição para as unidades públicas de saúde estará sob a coordenação das Secretarias Estaduais. “Esse é um primeiro movimento, uma contribuição inicial na batalha contra o coronavírus. Estamos atentos e ao lado das autoridades e de todos os brasileiros para vencer essa guerra”, finalizou Gussi.

Além dos associados da UNICA, a operação está mobilizando membros da Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos (ABTLP), que está fazendo o deslocamento da carga em veículos próprios, e do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), que está doando o óleo diesel que será usado. Toda a operação está respeitando as medidas de higiene e segurança conforme orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias

Relacionadas

Leia mais

Como identificar o risco do coronavírus na sua empresa?
SENAI e grandes indústrias se unem para fazer manutenção de respiradores mecânicos
Indústrias do Rio de Janeiro doam 36 mil litros de álcool a hospitais

Comentários