Brasília será sede do 12º Global Healthy Workplace Awards & Summit, cúpula global sobre ambiente de trabalho saudável, nos dias 6 e 7 de novembro, na Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O Serviço Social da Indústria (SESI) vai realizar o evento em parceria com o Global Centre for Healthy Workplaces (GCHW), organização que incentiva o avanço da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho, por meio de iniciativas voltadas para empresas proporcionarem condições saudáveis para o trabalhador.
“Sediar o 12º Global Healthy Workplaces Awards & Summit, em Brasília, é uma honra para o SESI que tanto tem trabalhado para levar saúde ao trabalhador para além das questões ocupacionais. A cúpula é estratégica para empresas se posicionarem e para incentivar melhores práticas globais, além de premiar iniciativas empresariais de avanço da saúde e do bem-estar no local de trabalho”, destaca o diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi.
“Este evento vai mostrar como os empregadores em todo o mundo estão estabelecendo novos padrões de saúde no local de trabalho”, diz Barry Crisp, diretor de Marketing da GCHW. “As inovações apresentadas são mais relevantes do que nunca à medida que abordamos questões prementes como a saúde mental, a resiliência climática e a natureza evolutiva do trabalho”, completa.
O evento terá palestras e participação de renomados especialistas internacionais em saúde no trabalho e será palco do Prêmio Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis, que tem a Petrobras como uma das finalistas ao lado de cinco outras companhias estrangeiras. A empresa brasileira disputará o prêmio de grandes empresas com a Godrej Industries, da Índia, e a Universidade Nacional de Singapura. Na categoria multinacionais, as finalistas são a Chevron (Singapura), DHL (Alemanha) e Tata Consultancy Services (Índia).
“Ter uma empresa brasileira como finalista é muito relevante”, diz o superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda. “Isso acaba sendo um disseminador de melhores práticas para gestores de saúde de empresas de todo o mundo e põe o SESI como ponto focal de difusão desse conhecimento junto às empresas brasileiras”, acrescenta.
Confira os finalistas do Prêmio Global para Ambientes de Trabalho Saudáveis
Petrobras (Brasil)
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto que atua de forma integrada e especializada no setor de petróleo, gás natural e energia. A empresa criou o “Compromisso com a Vida”, programa estruturado de ações de SMS, que teve início em 2016 e atualmente está em seu oitavo ciclo.
Este programa, juntamente com os demais descritos na submissão, como Programa Petrobras Bem-Estar (PPBEM), faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo implementadas em toda a empresa, que contribuem para o alcance das metas relacionadas à saúde estabelecidas no Programa Petrobras Plano Estratégico 2024-2028+.
Essas metas são baseadas no posicionamento ESG da empresa, que tem como um dos valores fundamentais “Cuidar das Pessoas”. Até 2030, a Petrobras pretende atingir mais de 50% de colaboradores fisicamente ativos, contribuindo assim para uma força de trabalho mais saudável e produtiva. Além disso, pretende implementar 100% dos compromissos do Movimento Mind in Focus do Pacto Global da ONU até 2030.
Godrej (Índia)
Godrej é um conglomerado diversificado com presença significativa em setores como bens de consumo, imobiliário, agricultura, produtos químicos e finanças não bancárias. Godrej reconhece que um local de trabalho próspero transcende a mera produtividade. Uma abordagem holística ao bem-estar integra saúde física, resiliência mental, inclusão e sustentabilidade.
Os elementos principais incluem o bem-estar abrangente, programa que vai além da saúde física, priorizando o bem-estar mental, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e um sentimento de pertencimento. Empresa também tem políticas inclusivas para celebrar a diversidade e apoiar ativamente os funcionários LGBTQ+.
Universidade Nacional de Singapura – NUS (Singapura)
A NUS visa atingir objetivos de saúde e bem-estar. Sua missão é ser um líder global em saúde e bem-estar. Para tal, a universidade acredita que a responsabilidade de cuidar do bem-estar do pessoal requer uma abordagem de toda a organização e, portanto, foram tomadas medidas estratégicas para alocar recursos e delegar responsabilidades para além das funções de RH.
As iniciativas da NUS são impulsionadas por dados e resultados de pesquisas e os programas organizados utilizando a estrutura WellNUS, que categoriza sistematicamente as necessidades dos funcionários com base no seu estado atual de bem-estar – prosperando, enfrentando tempos difíceis ou retornando ao trabalho – e identifica os recursos apropriados para eles.
Chevron (Singapura)
A Chevron, uma empresa global de energia que opera nas indústrias de petróleo, gás e geotérmica, é uma das maiores empresas petrolíferas do mundo, com presença em mais de 180 países. O local de trabalho saudável da Chevron Ásia-Pacífico é uma iniciativa abrangente concebida para promover a saúde e o bem-estar dos seus funcionários e está alinhada com a nossa estratégia global de saúde.
Oferece programas e serviços que fornecem recursos de saúde, bem-estar e vida profissional para melhorar a produtividade e promover um ambiente de trabalho seguro e saudável.
DHL (Alemanha)
O Grupo DHL promove um ambiente de trabalho para possibilitar e motivar os colaboradores a estarem bem na vida profissional e pessoal. Desde 2015, um programa interdivisional tem-se centrado no impacto na saúde. A cada ano, os programas são apresentados em 4 dimensões: Cultura Organizacional; mudança comportamental; prevenção e triagem; e gerenciamento de condições crônicas.
As ofertas do programa são avaliadas, como as unidades de negócios comunicam o programa, quais estratégias motivacionais elas implementam e como o avaliam, resultando em uma conquista Ouro, Prata ou Bronze. O programa cresceu para incluir 260 unidades de negócios em 111 países a partir de 2024.
Tata (Índia)
Também finalista do prêmio em 2024, a empresa indiana Tata Consultancy Services (TCS) é uma organização de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios com mais de 600.000 funcionários em todo o mundo. O programa WWSC (Bem-Estar, Bem-Estar e Conformidade Estatutária) da TCS foi projetado para priorizar a saúde e a segurança holísticas de associados, garantindo ao mesmo tempo a conformidade com os regulamentos relevantes.
A visão do Programa Local de Trabalho Saudável da TCS envolve: criar iniciativas holísticas de estilo de vida projetadas para promover mente, corpo e espírito resilientes e, portanto, mais saudáveis. Os programas visam intervenções de saúde e bem-estar físicas, emocionais, sociais, pessoais e comunitárias.
Sobre o GCHW
O Global Centre for Healthy Workplaces surgiu para apoiar o avanço da saúde e do bem-estar no ambiente de trabalho por meio de uma série de iniciativas. A instituição busca criar uma experiência de trabalho mais saudável e produtiva para todos os empregadores e trabalhadores – independentemente do tamanho ou da localização geográfica das empresas.
Criado em 2012, o GCHW é copropriedade da i-genius Limited (com sede no Reino Unido) e da International Health Consulting (com sede nos EUA).
“Enxergar a saúde dos trabalhadores da indústria de uma forma integral se coloca como desafio para nós nos próximos anos. Para o SESI, se associar a um movimento como o Global Workplace, que premia e reconhece as melhores práticas globais, é bastante estratégico”, pontua Emmanuel Lacerda.
SESI Saúde
Reconhecido por desenvolver programas voltados à saúde e à segurança no trabalho, o SESI se prepara para uma nova fase: cuidar da saúde dos trabalhadores de forma mais ampla, não só do aspecto ocupacional. Presente há quase oito décadas nas empresas brasileiras, o SESI atende a cerca de 60 mil estabelecimentos industriais, e seus programas beneficiam mais de 6,6 milhões de trabalhadores.
Atualmente, o SESI disponibiliza para as indústrias novas soluções tecnológicas e produtos digitais em saúde e segurança no trabalho. Para tanto, a instituição conta com centros de inovação e estabelece parcerias com empresas de referência.
O número de trabalhadores que utilizam a plataforma de saúde e segurança SESI Viva+ bateu a meta prevista para 2024, chegando a 2,1 milhões de usuários até o momento. Esse resultado foi possível graças à ampliação do portfólio de soluções tecnológicas e de produtos digitais desenvolvidos ou aprimorados para atendimento aos trabalhadores.