Sesi prorroga prazo para indústria solicitar vacinação contra gripe

Campanha tem como meta imunizar pelo menos 17 mil trabalhadores de cerca de 180 indústrias do Estado

O Sesi prorrogou para 15 de março o prazo final para as indústrias de Mato Grosso do Sul manifestarem interesse na imunização dos funcionários contra a gripe. A campanha de vacinação, que começa em abril e prossegue até o mês de junho e consiste na aplicação de uma única dose contra a Influenza H1N1 e H3N2, tem como meta imunizar pelo menos 17 mil trabalhadores de cerca de 180 indústrias do Estado, enquanto em todo o Brasil a expectativa é atender mais de 900 mil colaboradores de 6 mil empresas e sindicatos industriais.

Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, a equipe de saúde da entidade vem trabalhando para auxiliar as empresas a reduzir o absenteísmo - período em que os funcionários se encontram ausentes do trabalho - provocado pelos vírus Influenza, causadores de gripes e resfriados. "Essa campanha de vacinação é mais uma ferramenta que, se utilizada de modo eficaz, vai ajudar, não somente a empresa, como também irá manter o bem-estar do industriário e sua família", destacou.

Além da aplicação da vacina, as empresas terão orientações sobre a campanha e os efeitos da vacina. Também será realizado um estudo epidemiológico e farmacoeconômico para demonstrar o impacto positivo da prevenção na produtividade e desempenho dos trabalhadores da indústria. O técnico de saúde do Sesi, Patrik Siqueira, explica que a intenção é de ampliar a atuação para alcançar todos os trabalhadores da indústria, pois, em 2012, o Sesi imunizou 16.467 trabalhadores em 119 indústrias no Estado.

Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente, 60% de pessoas de 20 a 59 anos contraem a gripe A (Influenza H1N1) em todo mundo. A gripe comum ataca entre 5% e 15% da população mundial e provoca até 500 mil mortes por ano. O ciclo do vírus dura de 7 a 14 dias, gerando para as empresas afastamentos de trabalhadores e também o presenteísmo, em que o empregado vai ao trabalho, mas não consegue produzir, devido a dores e cansaço provocados pela gripe.

Serviço - As empresas interessadas na imunização dos funcionários contra a gripe podem entrar em contato com as unidades do Sesi em Campo Grande (67 - 3324-5044), Corumbá (67 - 3234-3600), Dourados (67 - 3416-4500) e Três Lagoas (67 - 3929-3500)

Relacionadas

Leia mais

Sesi inicia na próxima semana vacinação de industriários contra a gripe
SESI Mato Grosso irá vacinar mais de 30 mil trabalhadores contra a gripe

Comentários