Sesi oferece programa de alimentação saudável às indústrias do Estado

Curso sobre educação alimentar tem aulas teóricas e práticas, com o objetivo de ensinar utilização racional dos alimentos e pratos com alto poder nutritivo

Com a preocupação de disponibilizar uma alimentação balanceada para a manutenção da saúde dos trabalhadores das indústrias, o Sesi oferece às indústrias de Mato Grosso do Sul um curso sobre educação alimentar, composto por aulas teóricas e práticas de culinária, com a proposta de ensinar a utilização racional dos alimentos na preparação de refeições a baixo custo, mas com alto poder nutritivo e evitando ao máximo o desperdício.

Trata-se do Programa Sesi Alimenta, que, além de ensinar noções sobre os alimentos e suas funções, também repassa elementos de planejamento de compras, reconhecimento dos alimentos e cuidados no armazenamento, higiene e aproveitamento integral dos alimentos e sobras. "Nós ensinamos a preparar receitas utilizando totalmente os alimentos, inclusive cascas, talos e folhas de frutas, legumes e verduras, evitando o desperdício e, principalmente, aproveitando os nutrientes", ressaltou a nutricionista do Sesi, Estefânia Carvalho Fernandes.

Ela explica que no caso do suco de couve, por exemplo, são utilizados ingredientes como a folha da couve, a poupa do maracujá e o limão, sendo que pode fazer o reaproveitamento do talo da couve para fazer uma farofa ou refogado e a casca do maracujá pode ser utilizada para fazer um doce. "A missão do Programa Sesi Alimenta é gerar um processo educativo permanente, promovendo uma cultura de saúde e bem-estar", garantiu, completando que o Sesi disponibiliza uma unidade móvel para ir até as indústrias oferecer o curso.

Uma das preocupações do Programa é destacar a importância de fazer uma alimentação saudável fracionada durante o dia. "As pessoas comumente realizam refeições com espaço muito longo de tempo e acabam ingerindo uma grande quantidade de alimento em uma só vez. O Sesi quer provocar essa mudança de hábito", afirmou Estefânia Fernandes, ressaltando que o Sesi Alimenta também orienta a respeito da prevenção e tratamento da obesidade e doenças crônicas.

Serviço - As indústrias interessadas em contratar ou obter mais informações sobre o Programa Sesi Alimenta podem ligar para o telefone (67) 3384-5044

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Cuidados com alimentação e rotina de trabalho são fundamentais para uma gestação tranquila
10 dicas do SESI para uma alimentação saudável
VÍDEO: Alimentação saudável é um dos segredos para viver mais e melhor, mostra o Almanaque Saúde

Comentários