SENAI alcança a marca de 25 mil litros de álcool 70% produzidos em Minas Gerais

Produto está sendo distribuído para instituições como hospitais públicos, asilos e creches

25 mil litros! Essa é a quantidade de álcool 70% produzida pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais, em parceria com o Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As instituições, que uniram forças e talento para ajudar hospitais públicos, asilos e creches a combaterem o novo coronavírus, celebram essa marca. 

“A distribuição é feita da seguinte maneira, as instituições, principalmente os hospitais e casas de saúde, nos encaminha uma solicitação com a quantidade de álcool que necessitam”, explica a gerente de Responsabilidade Social Empresarial do SESI, Luciene Araújo.

O pesquisador líder do Instituto SENAI de Tecnologia em Química e coordenador de produção de álcool do CIT, Luiz Cláudio Melo Costa explica que a fabricação começou no final de março, com uma parceria com o departamento de química da UFMG.

“No começo, foram utilizados equipamentos que o CIT já possuía, mas a produção era muito baixa. Então decidimos mudar e passamos a utilizar álcool glicerinado, que também é indicado pela OMS. Com isso, a produção aumentou consideravelmente. Saltamos de 900 litros semanais para quatro mil litros”, conta o pesquisador líder.

A produção aumentou, mas a procura também e o álcool não era o suficiente para atender toda a demanda. Para que esse problema fosse solucionado, a equipe de Costa fez um projeto para quadruplicar a produção e para isso contou com a parceria do Instituto Metalmecânica, também do CIT, que auxiliou com a parte elétrica e de automação, a empresa Delp, que fez a estrutura de aço para o aumento de produção, e da equipe do Escalab. “Atualmente produzimos cerca nove mil litros de álcool glicerinado por semana”, conta o coordenador.

Segundo Costa, o projeto contou com o apoio de empresas e sindicatos para viabilização da produção como um todo, como o Sindicato da Indústria do Material Plástico do Estado de Minas Gerais (SIMPLAST), que ofereceu 500 embalagens. “Também recebemos embalagens e caixas de papelão de outras organizações”, afirma o pesquisador líder.

O projeto contou com o apoio de empresas e sindicatos para viabilização da produção como um todo

“Com o aumento da produção, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, o Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado de Minas Gerais e o Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de Minas Gerais (SIAMIG), por meio de seu presidente, Mário Campos, direcionou ao CIT 20 mil litros de álcool e um carregamento de 10 mil está para chegar nesta semana”, afirma Costa. “O CIT também movimentou vários de seus institutos para viabilizar a produção e empregados de diversos setores, como as equipes da manutenção e da segurança, todos em um trabalho conjunto para o bem da sociedade”.

Parceria de sucesso com a UFMG 

Para Luiz Cláudio Melo Costa, a parceria com a UFMG é um dos grandes ganhos para a instituição. “São cerca de nove alunos que trabalham diariamente na produção do álcool”, conta.

Diego Henrique Alves Lopes é aluno do mestrado profissional em Inovação Tecnológica da UFMG e trabalha no projeto três vezes por semana, na produção do álcool. O mestrando atua desde o escalonamento em laboratório ao envaze do produto final e se sente muito feliz pela oportunidade de fazer parte do projeto.

“Tem sido muito gratificante, pois estudei toda a minha vida em escolas públicas e sempre senti a necessidade de devolver, para a comunidade, todo o conhecimento técnico e científico que eu adquiri durante todo esse tempo. É sensacional ver o álcool que produzi ser distribuídos para ongs, hospitais e comunidades de todo o estado”, conta Lopes.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

SENAI CETIQT lança dois cursos de pós-graduação a distância
SESI da Bahia realiza blitz contra a covid-19 em empresas
Vai passar: SESI de Minas Gerais dá dicas para reduzir o estresse causado pela pandemia

Comentários