Programa de combate à dengue inicia hoje ações na Vila Popular

Programa "Elimine a Dengue do seu Bairro" atinge a população de forma mais direta, por meio da visitação de porta em porta

O Programa Elimine a Dengue do seu Bairro, desenvolvido pelo Sesi em 16 regiões de Campo Grande, inicia nesta quarta-feira (14/02) e prossegue até a próxima segunda-feira (18/02) com as ações de combate à doença na região da Vila Popular, que abrange também os bairros Nova Campo Grande, Jardim Aeroporto, Jardim Inápolis e Núcleo Industrial.

De 26 de janeiro a 5 de fevereiro, 8.649 residências já foram visitadas para reforçar junto aos moradores as medidas de combate à doença e a unidade móvel médica do Sesi realizou 545 atendimentos de saúde nos bairros Coophavila II, Aero Rancho I, II, III e IV, Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Nova Lima e Campo Grande.

Segundo o coordenador do Programa, Munzer Dib, no período de Carnaval, a ação foi suspensa em decorrência de muitos moradores viajarem, dificultando o acesso às residências.

Para combater a epidemia, o Sesi também vai disponibilizar a ação no Tiradentes (20/02 a 22/02), Noroeste (25/02 a 27/02), Moreninhas (02/03 a 06/03), Portal Caiobá e São Conrado (08/03 a 11/03), Santo Amaro e Coophatrabalho (14/03 a 19/03), Coronel Antonino e São Francisco (21/03 a 24/03), Novos Estados (26/03 a 28/03) e Piratininga (02/04 e 03/04).

Na avaliação do presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Lima, Gonçalves Ribeiro de Souza, a iniciativa da Fiems contribuiu com a saúde de todos, desenvolvendo a prevenção dessa doença que tem atingido a população.

Já o presidente da Associação de Moradores do Bairro Dom Antônio Barbosa, Rubens Honorio Alcantara, destaca que o Programa Elimine a Dengue do seu Bairro atinge a população de forma mais direta por tratar-se de um contato mais próximo por meio da visitação de porta em porta.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Coophavila II, Maria Bernadete Carvalho Gauto, acredita que as visitas às casas da região aliada ao atendimento disponibilizado pela unidade móvel tiveram boa aceitação e renderam como resultado uma comunidade mais consciente. "O caminho é esse, todos de mãos dadas contra a dengue, pois a epidemia afeta a todos", afirmou.

Moradores

O aposentado Antônio Carvalho, 81 anos, morador do Nova Lima, mostrou o quintal da casa para confirmar que está tudo em ordem. "Qualquer informação que possa ajudar com o fim da epidemia é bem vinda", afirmou.

A dona de casa Cristina Candido do Nascimento, 35 anos, moradora do Bairro Campo Belo, também recebeu a visita da equipe do Sesi. "Essa ação deve surtir mais efeito do que somente as informações que passam na TV porque é uma forma de contato mais direto coma população", falou.

Já a dona de casa Neusa Silva, 64 anos, moradora do Aero Rancho, entende que todo o qualquer tipo de ação que leve esclarecimentos à população é de extrema necessidade.

"Muitas pessoas ainda desconhecem alguns cuidados simples ou medidas preventivas básicas, mas até mesmo aqueles que sabem o que deve ser feito não praticam. Infelizmente nossa cultura ainda é retrograda e as pessoas acabam por prejudicar a saúde de outros por falta de atenção e preguiça", disse.

O pintor e funileiro de automóveis João Nepomuceno de Farias, 61 anos, também morador da Coophavila II, disse que na sua casa ninguém teve dengue ainda.

"Eu acredito que é porque mantemos tudo sempre muito limpo, mas não é porque não tivemos casos aqui que vamos fechar as portas para orientações como essa que a Fiems está trazendo. É muito importante que as entidades ajudem a população a manter bem longe o mosquito", avaliou.

O aposentado Nelson Esteves Povoa, 79 anos, passou pela unidade móvel médica do Sesi na Coophavila II para conferir se a saúde estava em dia. "Meu neto já esteve doente e a preocupação aumenta quando já se teve um caso dentro de casa, mas a iniciativa do Sesi vem contribuir para que a população se una, já que é para um bem comum", disse.

A dona de casa Rosimari Montaria Nascimento, 32 anos, que foi ao centro comunitário da Coophavila II buscar uma vaga nos cursos oferecidos no âmbito do Ação Fiems Campo Grande, também aproveitou a oportunidade para procura atendimento na unidade móvel médica do Sesi.

"Com criança em casa, o cuidado é redobrado, mas não adianta limpar apenas onde você mora, tem de conscientizar o vizinho e é isso que o Sesi está fazendo com as visitas às residências", declarou.

Relacionadas

Leia mais

Programa de combate à dengue encerra ação no Nova Lima e inicia dia 14 na Vila Popular
Ação do Sesi contribui com morador no combate à proliferação do mosquito da dengue

Comentários