Parceria de SENAI do Ceará com sistema prisional produz 25 mil máscaras

Cerca de 52 internas e internos produzem máscaras de proteção para as 30 unidades prisionais do Estado

Em parceria com o SENAI, sistema prisional atinge a marca de 25 mil máscaras produzidas

O trabalho de qualificação realizado em 2019 pela Secretaria de Administração Penitenciária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Ceará, rende resultados práticos no trabalho de prevenção e combate ao coronavírus. Neste momento, 52 internas e internos do sistema prisional cearense produzem máscaras de proteção para as 30 unidades prisionais do Estado. Qualificados e certificados pelo SENAI, os detentos já produziram 25 mil máscaras, que foram distribuídas entre as unidades.

O secretário Mauro Albuquerque reforça a ampliação das unidades na confecção do material, a projeção de metas e a importância das parcerias nesse trabalho. “Já temos seis unidades prisionais em plena operação na produção das máscaras. Hoje, o Estado do Ceará sai na frente e garante máscaras de proteção a todos os presos que saem para o banho de sol, além da proteção dos nossos servidores. Em breve chegaremos a 150 mil unidades produzidas e manteremos como uma política permanente do sistema”, atesta Albuquerque.

A coordenadora de Inclusão Social do Preso e do Egresso da SAP, Cristiane Gadelha, detalha o processo da operação. “Iniciamos no dia 1 de abril a produção de máscaras em TNT na unidade feminina e na Penitenciária do Cariri para produzir máscaras aos internos e servidores. A competência técnica dos detentos, o desejo de contribuir e a possibilidade da diminuição da pena com o trabalho fez com que a gente rapidamente evoluísse para mais unidades, ampliasse as metas e conseguisse atingir mais pessoas com o equipamento”, detalha.

Interna da Cadeia Pública do Crato, Adriana Moraes, comenta sobre sua atuação no projeto. “Para nós esse projeto chegou num momento oportuno. Nessa situação crítica de pandemia, a produção de máscaras é muito importante. Uma das coisas que nos deixa mais felizes é saber que ajudamos as pessoas da cadeia do Crato e as pessoas de outras unidades” fala. Já o interno do IPPOO2, Aristone Procópio, detalha seu momento pessoal na produção. “Importante a gente participar do projeto de produção de máscaras para os internos e a população. Com certeza, tanto eu como os outros internos vamos trabalhar com projetos de costura na liberdade", explica ele.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Tempos difíceis, novos esforços
Plataforma online une instituições que precisam e empresas que fornecem EPIs
As mais lidas da Agência CNI de Notícias

Comentários