Bahia inaugura Instituto SESI de Segurança e Saúde no Trabalho

Nova unidade de referência do SESI Bahia vai permitir ampliação em 50% dos serviços de saúde e passa a abrigar centros de estudos e inovação, além da Escola de Gestão em SST

O Serviço Social da Indústria na Bahia (SESI Bahia), entidade de referência em serviços de Segurança e Saúde no trabalho (SST) no Brasil, inaugurou nesta quinta-feira, 1º/12, em Salvador, o Instituto SESI de Segurança e Saúde no Trabalho. Com o novo equipamento, a projeção do SESI é ampliar a oferta de serviços na Bahia em 50%.

Com um investimento de R$ 55 milhões, somando recursos próprios e do Departamento Nacional do SESI, o Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho está situado na Avenida Orlando Gomes, no bairro de Piatã, ao lado da Escola SESI Djalma Pessoa e do SENAI Cimatec.

Com uma área total de 7.990 metros quadrados, a expectativa é oferecer um melhor serviço voltado para o trabalhador da indústria e ampliar o atendimento particular para a comunidade.

O presidente do Conselho do SESI e da FIEB, Ricardo Alban, parabenizou as equipes do Sistema FIEB envolvidas na construção do Instituto SESI


“Estamos entregando hoje um equipamento que é um símbolo do trabalho que o SESI desenvolve e que é a forma que o Sistema Indústria tem de compartilhar desenvolvimento social”, destacou.


O diretor-superintendente do SESI Nacional, Rafael Lucchesi, falou sobre a importância estratégica do trabalho que o SESI realiza e lembrou que, apesar de estar em vias de completar 80 anos, é uma instituição que se moderniza e que deu saltos importantes nos últimos 10 anos. 

Para ele, o SESI Bahia é referência estratégica do SESI no cenário nacional e ressaltou que a entidade está dando um salto ao criar uma agenda de serviços digital, tecnológica e baseada em dados com serviços como o SESI Viva+, dentre outros.“O SESI pode ser a grande estratégia do país para melhorar a produtividade e a qualidade de vida dos trabalhadores”, ressaltou.

Participaram da inauguração o diretor de Operações do SESI Nacional, Paulo Mol, o superintendente do conselho Nacional do SESI, general Pedro Antônio Fioravanti, além de integrantes da diretoria da FIEB e do Conselho Regional do SESI Bahia.

Instituto SESI de Saúde e Segurança no trabalho vai ampliar atendimento em 50% dos serviços de saúde, além da Escola de Gestão em SST

O superintendente do SESI Bahia, Armando Neto, explica que o objetivo do SESI é abrir novas frentes e ofertas de serviços, em especial, na área de saúde. “Nossa ideia é que o SESI amplie a oferta de especialidades médicas, amenizando o custo das empresas na atenção à saúde primária para os trabalhadores”, disse, citando o mais novo produto do SESI Bahia, o SESI Saúde Acolhe.

Custo com saúde impacta no caixa das empresas

O Brasil gasta R$ 76,2 bilhões com aposentadorias precoces de pessoas em idade produtiva, conforme dados levantados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), para as quais o sistema de saúde não foi efetivo no sentido de prevenir a incapacidade.


“O custo econômico do absenteísmo e com aposentadorias precoces, em dados de 2015, representou 7,6% do PIB Brasil naquele ano. Se conseguirmos adotar uma ação preventiva, e o SESI dispõe de produtos e serviços que demonstram que isso é possível, temos condições de reduzir estes custos para as empresas e o país”, explica Armando Neto.


Nos últimos dois anos foram atendidas pelo SESI Bahia cerca de três mil empresas e mais de 300 mil pessoas nas áreas de saúde e segurança no trabalho. A meta até 2026 é ampliar o atendimento para 12 mil empresas e 500 mil trabalhadores e seus dependentes.

O SESI Saúde Acolhe visa apoiar as empresas na gestão da saúde dos colaboradores, como aponta o gerente executivo de Saúde e Segurança na Indústria, Amélio Miranda. Ele lembra que, atualmente, o segundo maior gasto das empresas, além da folha de pessoal, é com o plano de saúde. “Com o novo Instituto não só ampliaremos a capacidade de atendimento das especialidades que já possuíamos, como também teremos novos serviços para promover a saúde e bem-estar dos trabalhadores das empresas conveniadas conosco”, explica.

Novo equipamento abriga centros de pesquisa e inovação do SESI Bahia

O SESI também dispõe de centros de pesquisa e inovação que vão passar a fazer parte da estrutura do Instituto de SST, como o Centro de Epidemiologia e o Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade.


“O SESI Bahia já é referência nacional na adoção de tecnologias digitais para gestão de SST, a exemplo do SESI Viva +, uma plataforma desenvolvida pelo SESI. A ideia é que isso se amplifique cada vez mais”, pontua o Armando Neto.


Na área de Saúde Corporativa e Saúde e Bem-Estar, a nova unidade oferecerá serviços de fisioterapia e vai ampliar as agendas de psicologia, nutrição, consultas de especialidades e exames de apoio diagnóstico.

O Centro de Inovação SESI (CIS) em Prevenção da Incapacidade é vinculado ao SESI Bahia e integra uma rede nacional composta por outros oito centros de inovação do SESI Nacional com temática relacionada à SST. Seu objetivo é atuar no desenvolvimento de soluções e consultorias nas temáticas de gestão de afastamentos e retorno ao trabalho.

Já o CIS atua com um modelo de transferência de tecnologia para que as novas soluções alcancem o mercado. Também presta assessoria aos Departamentos Regionais da Rede SESI nos outros Estados e dispõe de um portfólio de gestão de afastamentos e prevenção da incapacidade, bem como oferece soluções e capacitação para indústrias.

O Centro de Epidemiologia tem o papel de atuar no desenvolvimento de Estudos Epidemiológicos, como por exemplo, na realização de estudos como o perfil do trabalhador da indústria. Também realiza capacitações e presta assessoria na utilização dos dados para Gestão Estratégica em Segurança e Saúde no Trabalho.

Nova unidade, novos cursos

Na nova unidade também funcionará a Escola SESI de Gestão em SST, voltada para capacitar profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalho. A nova infraestrutura permitirá ampliar a oferta de cursos de Gestão em SST, Normas Regulamentadoras (NR), Saúde e Bem-estar, além de soluções para gestão e consultoria em SST e serviços para atendimento a requisitos de NR.


“Com a Escola SESI de Gestão em SST, o SESI consegue cumprir todo um ciclo de serviços disponíveis para as empresas, que vai do atendimento médico, gestão das informações de saúde do colaborador até capacitações, realizadas online, in company e agora com uma melhor estrutura para treinamentos presenciais na nova unidade”, destaca Amélio Miranda.


“Tenho certeza de que este investimento reforçará ainda mais a nossa contribuição para responder à crescente demanda da indústria por nossas soluções em saúde e segurança no trabalho”, complementa Amélio Miranda.

Relacionadas

Leia mais

Presidente da FIEB defende nova política industrial
Presidente do SIMEC participa de encontro na FIEB
Boas práticas em gestão sindical são apresentadas na FIEB

Comentários