Atletas de todo o país chegam a Belém com histórias de superação

Trabalhadores falam sobre desafios, superação, prática do esporte e qualidade de vida

Entre os quase 1.200 trabalhadores-atletas de todo o Brasil que chegaram a Belém para participar da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, alguns chamam atenção pelas histórias de superação. Na tarde desta terça-feira (9), desembarcaram na capital paraense três integrantes das delegações do Sul, Nordeste e Centro-Oeste que são bons exemplos disso.

Vanderlei Camilo veio de Panambi (RS), tem 43 anos, e não lembra em nada o perfil de um atleta: está acima do peso. Mas a primeira impressão não condiz com a realidade e mostra que o esporte é para todos.

Camilo conta que participa há 28 anos de competições de natação do SESI, três delas nacionais. "São três brasileiros e fui campeão uma vez, em Recife (PE), em 2004". E para quem usa a desculpa do trabalho como impedimento para levar uma vida saudável, o agora coordenador da comissão técnica dos gaúchos deixa seu recado. "A gente sempre rende mais no trabalho quando pratica esporte", assegura.

RECOMEÇO - Outro que desembarcou em Belém como exemplo de superação é o alagoano Joel Santos, 27 anos. Ex-atacante profissional de futebol, Joel admite que mesmo tendo passagem por clubes conhecidos, como o Santa Cruz (PE) e Atlético de Sorocaba (SP), não foi bem na carreira. Mas ele não desanimou. Conseguiu emprego como leitor de registros de água na companhia de saneamento alagoana  - Casal, e ainda pratica futebol na equipe da empresa. Joel fala com orgulho do recomeço. "Cheguei até a jogar na Rússia, não deu certo, mas consegui esse emprego na Casal faz três anos. Consigo sustentar minha família com o trabalho na indústria e faço o que gosto, jogar bola", pontua.

Outra história de superação é a do engenheiro de produção Adriano Corrêa, 41 anos, que faz parte da equipe de futebol máster de uma empresa de Catalão (GO). Adriano também foi jogador de futebol profissional, passou pelo Vila Nova, CRAC, mas teve que interromper a carreira depois de uma grave lesão no joelho. "Tive que fazer quatro cirurgias e desanimei. Estudei engenharia, entrei na empresa e lá notei que havia outros funcionários com potencial. Montamos uma equipe, treinamos três vezes por semana e este é nosso terceiro nacional", conta.

Segundo Adriano, a equipe campeã de 2011, em Salvador, quer agora o bicampeonato. "É muito gratificante trabalhar e saber que depois do expediente vamos fazer o que a gente gosta. Isso te move cada vez mais dentro da empresa a trabalhar com afinco", ressalta.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI , em Belém. As provas, em dez modalidades, são disputadas entre os dias 10 e 14 de setembro no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará.

Relacionadas

Leia mais

Fã de Romário, atacante manauara chega a Belém sonhando com o ouro
Conheça Belém, a cidade-sede dos Jogos Nacionais do SESI de 2014
Família e medalha de ouro motivam atleta do Maranhão

Comentários