Robótica: voltar às aulas com segurança é o objetivo do novo desafio do SESI

Inscrições para participar da competição relâmpago estão abertas até o dia 25 de outubro. Jovens de todo Brasil, com idade entre 9 e 18 anos, podem formar equipes e participar

O novo desafio de robótica do SESI busca soluções para a retomada das aulas presenciais

Depois do sucesso do Torneio SESI de Robótica – Desafio Covid-19, o Serviço Social da Indústria (SESI) decidiu lançar uma nova competição: o Desafio Volta às Aulas. O torneio busca soluções criativas para manter a segurança dos alunos, professores e comunidade escolar na retomada das aulas presenciais. A base é a mesma da disputa anterior e segue totalmente virtual.

O desafio também incentiva a utilização dos conhecimentos da robótica na solução de problemas e fortalece a abordagem STEAM (acrônimo para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) como uma alternativa para minimizar o impacto da Covid-19.

As equipes devem ter entre quatro e 10 estudantes, com idades entre 9 e 18 anos, além de um técnico com mais de 18 anos. As inscrições ficarão abertas até o dia 25 de outubro e deverão ser feitas pelo técnico da equipe na página do desafio no site do Torneio SESI de Robótica.

  • ATENÇÃO! O Torneio SESI de Robótica – Volta às Aulas requer desenvolvimento de novos projetos, ou seja, as soluções desenvolvidas e apresentadas para o Desafio Covid-19 não poderão ser submetidas novamente.

Ainda que tenha semelhanças ao desafio anterior, a nova competição está cheia de novidades. Na primeira fase, por exemplo, as equipes serão submetidas a duas avaliações: um questionário on-line com nove perguntas e uma entrevista virtual com a participação de todos os juízes. Além disso, esse desafio será mais rigoroso com alguns critérios, havendo a possibilidade de desclassificação em caso de descumprimento.

Também foram solicitadas mudanças no vídeo, que continua sendo obrigatório. A mídia pode ter até cinco minutos e deve ser inserido no YouTube, como não-listado. Acesse o regulamento completo e saiba mais.

Ao todo, sete equipes serão premiadas: 1º, 2º e 3º lugares no geral e premiações exclusivas para as categorias: Melhor Projeto de Pesquisa; Melhor Solução; Melhor Proposta de Empreendedorismo; e Melhor Apresentação. Os prêmios não são cumulativos, ou seja, cada equipe só poderá ser premiada em uma categoria.

Todos os times vencedores ganharão medalhas individuais por competidor e um troféu por equipe.

Além disso, as três primeiras colocadas serão convidadas a expor seus projetos em um stand exclusivo no próximo Festival SESI de Robótica, previsto para maio de 2021.

Confira o cronograma do Torneio SESI de Robótica – Desafio Relâmpago – Volta às Aulas:

Ações

Data

Inscrições de equipes e juízes De 14 a 25 de outubro
Divulgação das equipes inscritas e disponibilização de link do formulário 26 de outubro
Desenvolvimento das propostas De 26 de outubro a 06 de novembro
Prazo de submissão de propostas 06 de novembro
Avaliações das propostas De 09 a 20 de novembro
Divulgação das entrevistas on-line 23 de novembro
Realização das entrevistas on-line De 24 a 27 de novembro  
Deliberações Finais De 01 a 07 de dezembro
Premiação 10 de dezembro

Acompanhe tudo sobre a nova temporada de robótica

As novidades estão no canal do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge, aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook. Veja as fotos no Flickr da CNI.

Relacionadas

Leia mais

Quer estudar sem sair de casa? O SENAI está com vagas em todo o Brasil
Dever de casa: professores do SESI se reinventam para dar aulas na pandemia
ULTIMATE GOAL: Está aberta a nova temporada do Torneio SESI de Robótica FTC

Comentários