Robôs em cena: FRC lança desafio da temporada 2023/2024

Prova deste ano será marcada por argolas e correntes. Equipes iniciam montagem e programação dos robôs para torneio em fevereiro em Brasília (DF)

Mais de 3.500 times de diferentes países disputam a FRC

Estão preparados para o desafio? Neste sábado (6), a organização internacional FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) realizou o lançamento do desafio da temporada 2023/2024 da FIRST Robotics Competition (FRC).

A modalidade mais avançada das competições, com robôs que têm em torno de 56 kg e 1,5 metro de altura, terá como tema CRESCENDO, dentro do universo da arte. Competem, ao todo, mais de 3.500 times de várias partes do mundo. No Brasil, a disputa, realizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), está marcada para 28 de fevereiro a 2 de março, em Brasília (DF).

O diferencial deste ano e a grande novidade são as argolas, que vão representar notas musicais. Elas devem ser lançadas ou colocadas nas caixas de som e, no fim da partida, os robôs precisam “subir ao palco” e se pendurar nas correntes.

Confira o vídeo de lançamento:

A categoria é conhecida como olimpíada dos robôs, por combinar elementos e a adrenalina dos esportes com engenharia e tecnologia. Os estudantes de ensino médio projetam, montam, programam e pilotam robôs de porte industrial para cumprir tarefas em uma arena do tamanho aproximado de uma quadra de vôlei.

As equipes competem em alianças de três times com o objetivo de alcançar o maior número de pontos possível nas partidas. Além do robô, os estudantes precisam levantar fundos, realizar uma iniciativa para a comunidade e desenvolver ações de divulgação.

Prêmios

Com a divulgação do desafio, os times começam a montagem e a programação do robô. Porém, o Juiz chefe de avaliação do Regional Brasil 2024, Silas Vergilio, lembra dos prêmios que exigem submissão prévia – e, portanto, também merecem atenção das equipes. São eles

- Woodie Flower's Award

O prêmio, que é uma homenagem a um dos fundadores da FIRST, é avaliado por um comitê dos Estados Unidos e, por isso, é de extrema importância que ele seja submetido em inglês. Prazo: 8 de fevereiro.

- Dean's List Award

A submissão do prêmio nesta temporada pode ser feita em português ou inglês, sendo que, se feita em português, é de responsabilidade da equipe traduzir depois e enviar à FIRST caso o estudante seja selecionado no Regional Brasil. As entrevistas para o regional irão ocorrer em português.

- Impact Award

Esse prêmio é destinado apenas a equipes veteranas e todo seu processo é feito em inglês, tanto a essay quanto a entrevista.

Silas destaca, por fim, que as entrevistas nos pits durante o regional seguem 100% em português. Para mais informações dos prêmios, acesse o site da FIRST.

Relacionadas

Leia mais

É hora de arte: SESI lança temporada 2023-2024 da robótica
Entenda o desafio CENTERSTAGE da nova temporada da FTC 2023-2024
FIRST lança desafio do robô da nova temporada da FLL, a Masterpiece

Comentários