Robôs em ação! Confira os primeiros classificados para o Festival SESI de Robótica

As regionais da categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL) começaram. Com uma caixa que protege a mercadoria de incêndios, equipe Alphatech (GO) é uma das selecionadas para o nacional

O Festival SESI de Robótica 2022 está com força total! As disputas regionais da categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL) começaram na sexta-feira (11), com as seletivas de Goiás. Nas próximas semanas, equipes de vários estados se preparam para garantir uma vaga na final nacional e alcançar a sonhada classificação para as disputas internacionais.

🔎 Fique de olho nas competições 🔎

Na categoria FLL, estudantes com idade entre 9 e 16 anos precisam projetar, construir e programar robôs com peças da Lego, para cumprir diferentes missões. Além disso, os times precisam desenvolver projetos de pesquisa, com soluções inovadoras para problemas diários. As equipes são formadas por até 10 competidores e dois técnicos. 

As competições da etapa regional são formadas por diferentes desafios e classificações e incluem desde os prêmios oficiais do festival até prêmios extras do próprio regional. Os oficiais são: Desempenho do Robô; Core Values, Projeto de Inovação; Design do Robô; e Champion’s Awards. Os melhores times são os selecionados para representar o estado na etapa nacional. 

Classificados do estado do Goiás... Check! 🤖

Torneio Nacional 

Equipes:

  • TITANS L.J. PLANALTO
  • AMAZONAS
  • L.J. ORIGENS 11346
  • AP. GYN ROBOSTORM
  • AP. GYN ALPHATECH
  • RIVERPOLLO

Suplentes Torneio Nacional

Equipes:

  • STAR GUARDIANS
  • LIFE SESI CANAÃ
  • PQUIMAN COLORADO
  • ROBOTIC ENGINEERS 12362
     

Categoria - Desempenho do Robô

Equipes:

  • 1º lugar - TITANS L.J. PLANALTO
  • 2º lugar - L.J. ORIGENS 11346

Categoria – Core Values

Equipe:

  • 1º lugar - AP. GYN ROBOSTORM
  • 2º - NANOMASTERS

Categoria – Projeto de Inovação

Equipe:

  • 1º lugar: AP. GYN ALPHATECH
  • 2º lugar: STAR GUARDIANS

Categoria – Design do Robô

Equipes:

  • 1º lugar: ROBOTIC ENGINEERS 12362
  • 2º lugar: LIFE SESI CANAÃ

Categoria – Champion’s Awards

Equipes:

  • 1º lugar: TITANS L.J. PLANALTO
  • 2º lugar: AMAZONAS
  • 3º lugar - L.J. ORIGENS 11346

A inovação começa dentro da robótica 💡

Muito além dos robôs e de toda a tecnologia da robótica, os times precisam também criar projetos de pesquisa, com soluções inovadoras para o dia a dia. Tudo começa com algum problema real, dentro da temática da temporada, que esse ano tem a ver com logística e transporte. Depois, os alunos, além de apresentarem o projeto, precisam procurar patrocínio para aplicar a solução no mercado.

Em Goiás, por exemplo, a equipe ALPHATECH venceu a categoria Projeto de Inovação  com o Brannbox. A inovação modifica caixas de papelão que, em casos de incêndios, não são queimadas. A ideia é que empresas de serviço de transporte, logística e armazenamento consigam recuperar seus insumos e produtos, mesmo com acidentes.


“A Brannbox é uma caixa de papelão ondulada e modificada através da adição de um material chamado Starlite. Modificamos a receita original do Starlite após testes e, por isso, a nossa é feita com amido de milho, bicabornato de sódio e cola branca líquida. Então, é uma receita mais acessível e fácil de implantar”, explica uma das alunas da equipe Laura Beatriz Silva, 15 anos.


A estudante explica também que, quando o Starlite é colado entre as camadas da caixa de papelão ondulado, o composto protege a caixa de possíveis incêndios, por ser um isolante térmico. O material ainda impede que o incêndio se alastre.

A Brannbox é uma caixa de papelão ondulada e modificada através da adição de um material chamado Starlite.

Além dos variados testes em laboratórios químicos dentro da escola do SESI-GO, que foram feitos sob a supervisão da química da UFGV Tatiana Braga,  os alunos foram atrás do corpo de bombeiros para poder testar na prática o funcionamento do produto, conta o técnico da equipe, Freideirico Muniz.


“Todo o processo de criação e teste foi feito num período de apenas quatros meses. Os alunos foram atrás de brigadas de incêndio para testar o material. E também descobriram que o composto deveria resistir a 120 minutos no fogo para dar tempo de a ação dos bombeiros acontecer”, explica o técnico.


Os alunos fizeram pesquisa de campo com lojas da Aparecida Shopping para saber o que os empresários queriam no produto, o que achariam e se consumiriam a inovação. “Tivemos um resultado e feedback muito positivo tanto dos lojistas, quanto do corpo de bombeiro”, conta Laura. Os alunos também tiveram que fazer muita pesquisa teórica sobre incêndios, os prejuízos e o que é possível fazer para combater.

“Fizemos pesquisa acadêmica e olhamos muitas notícias de incêndios passados. A notícia que foi o pontapé para começarmos o projeto foi uma, que saiu ano passado, de um incêndio em uma loja de materiais elétricos a Braself. No acidente, eles perderam cerca de 30 milhões de reais em mercadorias armazenadas e 80 funcionários ficaram incertos sobre seus empregos. A notícia mexeu muito com a gente e nos fez perceber que a Brannbox faria a diferença”, explica a estudante.

Equipe ALPHATECH (GO), nas competições regionais.

Conta pra gente #roboticslovers!📢 

Quem participa da robótica não larga mais e, por isso, no nosso quadro #roboticslovers, trazemos alunos para contar sobre suas experiências no mundo dos robôs. A convidada da semana é a aluna Laura Beatriz, da equipe Alphatech (GO). O tema da semana foi “Qual o sentimento de ser um dos classificados para o Festival Nacional SESI de Robótica?”. Vem conferir!


“A felicidade de saber que erámos um dos classificados foi imensa, até indescritível. Estávamos no segundo andar do teatro e, antes da classificação, tivemos o anúncio do primeiro lugar na categoria de Projeto de Inovação e já estávamos extremamente felizes, descemos correndo para pegar o troféu e depois voltamos. Um pouco tempo depois, veio o anúncio dos seis classificados para o nacional e estávamos entre um deles. O que sentimos naquele dia, e até agora, é euforia e toda hora paramos e ficamos ‘Nossa, nós vamos para o nacional!’. Agora estamos planejando nossa preparação, criando nossas metas e nos organizando para os próximos meses de trabalho duro, porque queremos sair do nacional com uma classificação para o Open do Rio de Janeiro. Estamos a todo vapor!”


– depoimento de Laura Beatriz, 15 anos, estudante do SESI-GO.

Contagem regressiva para o Festival SESI de Robótica!🕗

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o Festival SESI de Robótica acontece entre 27 e 29 de maio e reúne competições da FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC) e F1 in Schools. Estudantes com idades entre 9 e 19 anos precisam usar conhecimentos de engenharia, programação, marketing e projetos sociais nas disputas, desenhadas para estimular a criatividade e o pensamento crítico. 

Os robotiquers estão nas redes📲 

Acompanhe as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Tudo que você precisa saber sobre robótica!
Olá, Mundo! traz dicas para a apresentação dos Projetos de Inovação da FLL
4 diferenças entre os torneios de robótica FLL e FTC

Comentários