RePLAY! Nova temporada do Torneio SESI de Robótica já está no ar

Evento online de lançamento da temporada 2020/2021 foi realizado nesta sexta-feira. As inscrições devem ser abertas em outubro

O tema desta temporada é "RePLAY - esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo"

Quem conhece sabe. A principal característica de um torneio de robótica estudantil é sempre a alegria e o calor humano das crianças e adolescentes que participam. Mas, e no meio de uma pandemia mundial que tem forçado todos a ficarem em casa, tem como fazer um torneio?

Temporada desafia estudantes a movimentar o corpo por meio do esporte

A resposta é sim! E nesta sexta-feira (21) o Serviço Social da Indústria (SESI) realizou o evento de lançamento da Temporada 2020/2021 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, com um evento virtual que foi acompanhado por centenas de estudantes de todo o país.

“Daqui há muitas décadas, todos vão lembrar desse momento marcante: apesar da pandemia, o SESI, que é uma instituição que pensa na nossa juventude, vai fazer esse torneio”, comemorou o diretor do SESI, Rafael Lucchesi, na abertura do evento, que foi apresentado pelo Tio Mateus, conhecido animador das arenas de FIRST Lego League (FLL).

O diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, também destacou o desafio que será para a instituição manter o cronograma de atividades do torneio nesse período de pandemia. Mas garantiu que tudo ocorrerá em segurança, dentro nas normas de saúde de cada estado.

O diretor elogiou o tema desta temporada RePLAY! – que vai desafiar estudantes do mundo inteiro a pensarem, em formas de ampliar a prática de atividade física. “Jovem é movimento, então, usar a tecnologia como forma de ampliar a mobilidade tem tudo a ver”, comentou.

Evento contou com dicas para as equipes 

Tio Mateus comandou o evento virtual acompanhado por centenas de estudantes

O especialista em saúde e movimento Douglas Roque passou pelo lançamento da nova temporada e deu algumas dicas que podem ajudar os estudantes na hora do projeto. Segundo ele, apesar da pandemia de Covid-19, o mundo já vivia outra pandemia: a obesidade, ocasionada muitas vezes pela falta de exercícios.

O professor afirmou que  os estudantes precisam estar atentos aos espaços que cada um vive, e as possibilidades de movimento que eles proporcionam. “Algumas cidades com quadras de esportes, ciclovias e espaços destinados a atividade física, outras, não”, explicou.

Confira como foi a cerimônia de lançamento

Ele também chamou atenção para o quanto as pessoas estão se movimentando pouco, e o quanto qualquer ampliação desse tempo é relevante. “Ao invés de assistir a esse lançamento sentados, vocês podem fazer isso de pé. Ficar menos tempo sentado já é uma forma de ampliar o movimento”, exemplificou.

Além disso, o professor destacou que os valores que integram a competição de FLL (os core values) – trabalho em equipe, empatia e cooperação – são os mesmo valores que motivam as competições esportivas. A lutadora olímpica Aline Silva, que é atleta do SESI, também participou do encontro.

Relacionadas

Leia mais

RePLAY! Nova temporada de FLL desafia estudantes a movimentar o corpo por meio do esporte
39 equipes se classificam para a fase 2 do Desafio Covid-19 de Robótica
Novo episódio do Olá, Mundo! fala sobre Desafio Covid-19 de Robótica e o enigma do tapete

Comentários