Mundial de robótica é cancelado por causa de pandemia de coronavírus

Competição seria realizada em Houston, Estados Unidos, em abril. Organizadora dos torneios, a FIRST também decidiu que outros eventos da temporada, como o Open Seasons do Rio de Janeiro, estão suspensos
World Festival foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus no mundo

Principal competição mundial de robótica educacional do planeta, o World Festival foi cancelado por causa da epidemia do novo coronavírus. Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (12), a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology) – organização sem fins lucrativos criada para estimular o interesse pela Ciência em jovens ao redor do mundo – anunciou que o evento, marcado para 15 a 18 de abril, em Houston (EUA), não será mais realizado.

Segundo a FIRST, a decisão foi tomada com base em orientações sobre o Covid-19 feitos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e em decisões de autoridades estaduais e locais de saúde, além da declaração de emergência feita por muitos países, envolvendo restrições de viagem e suspensão de aulas.

A organização informa ainda que analisa uma série de opções para não deixar de premiar o trabalho duro das equipes de estudantes que competem na atual temporada, e que, nas próximas semanas, fará reuniões com os operadores dos torneios de robótica FLL, FTC e FRC dos países parceiros para decidir como fazer.

A FIRST ainda reitera sua preocupação com a saúde e a segurança de seus competidores e colaboradores e informa também que as equipes que já haviam efetuado pagamentos de taxas de inscrição serão reembolsadas.

Seis equipes brasileiras haviam se classificado para o World Festival. 

Open de robótica do Rio de Janeiro é suspenso temporariamente

Com a decisão da FIRST, o Serviço Social da Indústria (SESI), operador oficial dos torneios de robótica no Brasil, decidiu suspender temporariamente a realização do Open Seasons, previsto para junho, no Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor de operações do SESI nacional, Paulo Mól, a situação vem sendo acompanhada com cautela para que uma decisão definitiva sobre a realização do evento seja tomada posteriormente, a partir de orientações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais, e da FIRST.

Tanto a FIRST quanto o SESI reafirmam o compromisso de inspirar jovens a serem líderes e inovadores em ciência e tecnologia.

Relacionadas

Leia mais

GALERIA: Assim terminou o Festival SESI de Robótica
Conheça os campeões do Festival SESI de Robótica 2020
É inovação que você quer? Conheça 5 projetos que vão mudar a sua vida

Comentários