Freight Frenzy: inscrições abertas para a nova temporada da FTC

Equipes devem garantir suas vagas até o dia 31 de janeiro para participar do Festival SESI de Robótica, que acontecerá em maio de 2022, na Bienal de São Paulo

Estudantes do ensino médio devem construir robôs de até 19kg

É hora de colocar a mão na massa! O Serviço Social da Indústria (SESI) abriu as inscrições para as competições FIRST Tech Challenge (FTC) e os jovens têm até 31 de janeiro de 2022 para garantir suas vagas no torneio.

O formulário de inscrições está disponível na página do FTC, onde você também encontrar os documentos oficiais da temporada. Não fique por fora!

Operada no Brasil desde 2019, pelo SESI, a modalidade FTC é voltada para estudantes do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos. Eles são desafiados a projetar, construir, programar e pilotar um robô de até 19kg.

As equipes podem ser formadas por até 15 integrantes, que executam atividades comuns para empresas reais, tais como: estratégia de marketing, plano de responsabilidade social, vendas e engajamento com a comunidade local, além da criação de um projeto social e a realização de trabalhos voluntários.

Freight Frenzy

Os competidores da FTC já sabem de cor e salteado o tema da temporada 2021/2022, mas também estamos aqui para refrescar a memória! Em 29 de setembro, o SESI lançou a nova temporada da robótica e as áreas de transporte e logística foram elegidas como tema.

Com isso, a FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), organização fundadora das competições, traz a concepção dos estudantes aos setores, com o intuito de inovar e maximizar os processos. Assim, o transporte e a entrega de pacotes e mercadorias podem ficar mais inteligentes, eficientes e ágeis.

“As equipes da FIRST® vão explorar o futuro do transporte. Desde o envio de pacotes em áreas rurais e urbanas, até a entrega de ajuda em desastres por meio do trânsito aéreo de alta tecnologia, os jovens repensarão as formas de transportação de cargas para torná-las rápidas, mais confiáveis, inclusivas e sustentáveis, de modo que auxilie o crescimento de comunidades e economias pelo mundo”, detalha a organização.

Na FTC, o tema foi batizado de Freight Frenzy e os robôs – construídos com peças reutilizáveis como madeira, acrílico, plástico e metal e programadas com tecnologia Android, permitindo a codificação com JAVA e Blocks – deverão navegar o sistema complexo de transporte de cargas, atravessando barreiras e correndo contra o tempo, para estocar e entregar itens essenciais para pessoas em situação de risco.

As inscrições para a FTC ficarão abertas até 31 de janeiro

Os robotiquers estão nas redes

O único bot permitido é a Rodolfa, que toma o controle às vezes, mas as informações são preparadas por pessoas! Acompanhe as novidades da robótica aqui, na Agência de Notícias da Indústria, e nos perfis do Festival SESI de Robótica no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Robótica para adultos: alunos da EJA criam drone inspirado no 14 Bis, de Santos Dumont
Transporte e logística: conheça os temas das competições de robótica
6 dicas para montar uma equipe de garagem de robótica

Comentários