Os melhores times do mundo, da categoria da robótica FIRST LEGO League Challenge (FLLC), participam de torneios abertos - os Opens - em diferentes países, entre os meses de maio e julho. Duas, de sete equipes brasileiras, já fizeram bonito lá fora e trouxeram prêmios para casa.
O Open Califórnia aconteceu entre 31 de maio e 2 de junho e a equipe Fran Robot’s, da Escola SESI de Franca (SP), disputou o torneio e levou a melhor. Eles não apenas se destacaram entre os times, como foram os grandes campeões, com o título de Champion’s Award.
O grande prêmio celebra a equipe que incorporou a experiência da FLLC, por meio dos Core Values, ao mesmo tempo que alcançou com excelência e inovação todos os critérios técnicos de avaliação: desempenho do robô, design do robô e projeto de inovação. Ufa! Deu para entender a importância de ser Champion's?
O técnico da equipe, Breno Malta, destaca que a jornada do time foi marcada por estratégias bem elaboradas na formação do grupo, onde cada membro desempenha um papel fundamental, criando um equilíbrio essencial para o sucesso do time.
“Eles se dedicaram ao máximo e não desistiram diante dos desafios. Nosso mentor foi exemplar, compartilhando valiosos conhecimentos adquiridos em temporadas anteriores. Além disso, contamos sempre com o apoio incondicional da nossa escola, pais, gestores e da supervisão de ciências e tecnologia do SESI, que foram fundamentais para nossa trajetória e conquista”, agradeceu.
Estreia com chave de ouro
Os integrantes Isadora Spirlandelli, 13 anos; Alicia Melo, 14 anos; e Calebe Martins, Mateus Costa, Nicolas Souza, Tarcísio Mendes e Valentina Franco, de 15 anos, começaram com o pé direito a primeira temporada de formação da equipe. Isso mesmo, foi a primeira vez que eles competiram pela Fran Robot’s e já conquistaram uma premiação tão importante da categoria.
“Foi incrível! Por ser a primeira temporada de todos os integrantes da equipe, conseguir chegar tão longe é muito gratificante. Com esses aprendizados conquistados nessa temporada podemos avançar ainda mais, tanto na robótica quanto fora dela”, declara Mateus Costa.
As premiações não param por aí...
Quem também brilhou lá fora, mas no Open da Noruega, realizado entre 13 e 17 de maio, foi a equipe Biotech, do SESI de Barra Bonita (SP).
Os competidores Gustavo Vieira e Nicoli Aparecida, de 12 anos; Isabelle Cristine e Luiz Petrizzi, 13 anos; Arthur Pereira, Fernanda Gomes e Hyvinin Ribeiro, 15 anos conquistaram o 1º lugar do Core Values, prêmio que destaca os valores da competição, como espírito de equipe e competição amigável. O time também encerrou o torneio entre os cinco melhores do Champion’s Award, mesma premiação conquistada pela Fran Robot’s.
Confira o calendário produzido pela Agência de Notícias da Indústria e fique por dentro de todos os Opens. Os próximos serão realizados em Massachusetts, nos Estados Unidos, e na Austrália. Não perca!