Começou! Tecnologia e arte juntas no torneio de robótica do SESI

Mais de 2 mil estudantes estão em Brasília para o Festival SESI de Educação. Nesta temporada, o desafio para os robôs e projetos de inovação vai envolver o tema arte

homem branco fala em palco na frente de plateia cheia
Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, SESI é modelo na educação tecnológica

A arte é a forma mais antiga de comunicação. Antes mesmo de vir a escrita ou a fala, os humanos já se comunicavam por meio de pinturas rupestres. Nesta semana, a arte ilustra o futuro e se une à robótica. Robôs, danças, acessórios, tecnologia e muita música fazem parte de um só cenário. Bem-vindos ao Festival SESI de Educação

Até sábado (2), o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, será palco do universo robotiquer. Mais de 2 mil estudantes, de 9 a 19 anos, se reúnem para competir em quatro modalidades, de robôs de diferentes tamanhos a miniaturas de carros de Fórmula 1. O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, ressaltou o papel do SESI em ser o exemplo de educação para o país. 

“Vocês têm a responsabilidade de levar esse entusiasmo e esse desafio para todos os colegas de vocês, inclusive nas escolas públicas, para que nós possamos espalhar, incentivar e cobrar que o governo possa fazer o mesmo, dessa forma tão lúdica, inovadora e estimulante de fazer educação com ciência, inovação e tecnologia”, defendeu Alban. 

O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, chamou atenção para o aumento na participação de equipes de escolas públicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) no torneio nacional, que, neste ano, chegaram a 35.  

“A nossa preocupação sempre é colocar essa experiência, que os alunos do SESI têm, para toda a escola pública brasileira. Nós queremos transformar a educação no país e é isso que nós estamos fazendo”, destaca Lucchesi. 

Engenheiros, programadores e, acima de tudo, artistas 

Nessa temporada, a arte é o carro chefe das atrações nas arenas e nos pits, que são os estandes onde os competidores apresentam os projetos de inovação e engenharia. 

Para a competidora Tainá Cardoso, 15 anos, da equipe Pumpkings, da Cooperativa de Ensino de Rio Verde (GO), essa temporada é uma grande inovação, porque traz a arte como elemento central do universo pragmático da robótica. 

“Foi uma junção incrível, ninguém nunca imaginaria robôs com arte. Me inspirou bastante, porque trouxe cores a uma área que muitas pessoas achavam que era só tecnologia”, declara a estudante.

A equipe novata de FTC buscou inspiração no artista norte-americano Pollock

A equipe BahTech, de Gravataí (RS), é estreante na competição da categoria intermediária, a FIRST Tech Challenge (FTC), e buscou inspiração no movimento expressionista abstrato. 

Batizado de Pollock, o robô do time gaúcho traz outras referências à arte, além do nome do pintor norte-americano. “Nas tampas do motor do nosso robô, o Pollock, colocamos tintas nas cores primárias”, conta Mariana Pimentel. 

Apostila ilustrada ensina programação à comunidade indígena 

E, se você acha que a arte está restrita às competições com robôs e não tem espaço em uma corrida de automobilismo, está enganado. Caroline Nanami é responsável pelo marketing da equipe Tupã, de São José dos Pinhais (PR), que compete pela F1 in Schools. Além de fazer o design do carro, dos uniformes e dos pôsters do pit, ela ilustrou uma apostila para ensinar programação para crianças e adolescentes de comunidades indígenas. 

“Da última vez, viajamos sete horas para visitar a aldeia. Já alcançamos 250 crianças e estamos em contato com o cacique Miguel Alves, que é responsável por todas as aldeias do Paraná”, conta Caroline.

Por meio de uma parceria com a secretaria estadual de educação do estado do Paraná, eles também pretendem chegar às escolas públicas.  

Para completar a combinação perfeita de arte e tecnologia, que torna essa edição do torneio de robótica especial, a competição está maior. São 265 equipes competindo nas quatro modalidades: FIRST LEGO League Challenge (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 In Schools. 

Relacionadas

Leia mais

Festival SESI de Educação traz para Brasília torneio de robôs, SESI Lab itinerante e seminário
Entenda tudo sobre as competições de robótica
Plano Nacional de Educação 2024-2034 precisa de metas executáveis

Comentários