Cheia de energia, FIRST anuncia tema da temporada 2022-2023 ⚡

As equipes de FLL, FTC e FRC terão a missão de reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias

O lançamento oficial da temporada no Brasil está marcado para o dia 13 de setembro

Depois de tantos projetos, emoções e desafios, é hora de dizer tchau. A Cargo Connect se despede e dá passagem para a chegada da temporada 2022-2023, a FIRST Energize, a 11ª temporada operada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Brasil. 

Lançada oficialmente em 2 de agosto, em parceria com a empresa Qualcomm, a nova edição das competições da FIRST Robotics Competition será cheia de energia, como o próprio nome já diz. As equipes de FIRST LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) terão a missão de reinventar o futuro da energia sustentável e impulsionar suas ideias. 

O tema aborda os desafios globais relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7 das Organização das Nações Unidas (ONU), que busca "assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis a serviços de energia", "aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global" e "dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética "acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia". 

FIRST Energize é o tema geral da temporada, mas cada categoria recebe o seu nome específico: 

  • FLL – Super Powered 
  • FTC - Power Play 
  • FRC - Charged Up 

via GIPHY

Desafio de repensar e inovar o futuro da energia 

Em vídeo publicado pela organização, a diretora da FIRST, Kim Wierman, mandou um recado exclusivo para os alunos e as equipes:


“Vocês vão explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Nesta temporada, vocês vão usar sua criatividade superpoderosa para trabalhar, para reimaginar e inovar para um futuro energético melhor desde a primeira descoberta legal até a exploração ao desafio”, conta Kim.


Ele reforça: que este é o momento de pensar sobre quais podem ser os usos futuros da energia e as incríveis possibilidades que ela pode desbloquear.

A analista de sênior de Responsabilidade Corporativa da Qualcomm, Chloe Callahan explicou que com o advento de tecnologias como o 5G será possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa, gerenciar melhor a eletricidade, reduzir o consumo de água e contribuir para o crescimento de empregos "verdes". 

“Cada vez que abastecemos com um combustível, viramos uma chave, acionamos um interruptor ou pressionamos um botão para alguma coisa, estamos usando energia que nos é fornecida de muitas formas diferentes”, explica a analista sênior de Responsabilidade Corporativa da Qualcomm. 

via GIPHY

Sustentabilidade deve nortear projetos de inovação 💡

“A gente fala na geração de energia e uma das formas mais tradicionais que a gente veio usando há tantos anos é a queima de produtos, de itens, de minérios, minerais, como o carvão, por exemplo, madeira… Eu acho que receber projetos com a pegada sustentável para a geração de energia é a coisa mais esperada”, projetou Marcos Antônio Sousa, coordenador do FIRST LEGO League Challenge pelo Serviço Social da Indústria (SESI)

“Há expectativa também da gente encontrar projetos que solucionem problemas que a gente não tinha pensado ainda. Acho que vamos nos surpreender nesse sentido. A temporada vai desafiar os estudantes para que eles pensem realmente em alternativas muito sustentáveis e menos complexas possíveis, porque geralmente essas inovações tendem a ser caras.”, reforça Marcos. 

via GIPHY

Quando começa a nova temporada? 📅

O calendário da FIRST prevê que as equipes possam se inscrever a partir de outubro e as competições devem começar já em novembro. 

Mais detalhes sobre as especificidades de cada categoria e demais informações podem ser encontradas no portal oficial da Robótica do SESI. 

O lançamento oficial da temporada no Brasil está marcado para o dia 13 de setembro, em evento que será transmitido ao vivo pelo YouTube do SESI Robótica. Mais informações serão publicadas em breve na Agência de Notícias da Indústria

Relacionadas

Leia mais

Da FLL ao FRC: as trajetórias de quem faz o ciclo da robótica girar
GALERIA: As melhores fotos do último dia do Festival Internacional SESI de Robótica
VÍDEO: O que os gringos da robótica pensam sobre o Brasil?

Comentários