Atenção, meninas robotiquers! Conselho Britânico lança edital em robótica

Organização vai dar apoio financeiro de R$ 15 mil para projetos e incentivar participação feminina no segmento

O Conselho Britânico, organização internacional do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais, abriu a segunda edição da chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas. Ela vai dar apoio financeiro de até R$ 15 mil para 30 iniciativas voltadas à inclusão de garotas nas áreas das ciências exatas e naturais, engenharias e computação. 

Para auxiliar no processo de inscrição na chamada, o Conselho vai realizar um webinar ao vivo e gratuito, no dia 20 de janeiro, às 17h. A iniciativa faz parte do Programa Mulheres na Ciência e conta com a parceria da Fundação Carlos Chagas. A chamada está aberta para escolas, universidades, museus de ciência e organizações sociais de todo o Brasil que realizem projetos de incentivo à participação das estudantes do ensino fundamental e médio nas carreiras científicas e tecnológicas no Brasil.

As lideranças dos projetos selecionados receberão, além de apoio financeiro, recursos para treinamentos em ensino de ciências e interlocução com as discussões de gênero e raça. As atividades serão ministradas pelo STEM Education Hub – uma parceria entre o King's College London e o British Council para a promover a cooperação entre Brasil e Reino Unido nas frentes de pesquisa, formação e inovação, incentivando o ensino, aprendizagem e difusão das ciências para a educação de qualidade a todos e todas.

Mulheres na Ciência

O programa Mulheres na Ciência (Women in Science) do Conselho Britânico busca o fortalecimento de vínculos entre mulheres na Ciência e Tecnologia no Brasil e com o Reino Unido, nos âmbitos individual e institucional. Iniciado em 2018, tem uma abordagem focada em mudanças sistêmicas e visa a construção de capacidades, a promoção da agenda científica para mulheres e o fortalecimento de redes nacionais e internacionais, oferecendo apoio a pesquisadoras com programas de treinamento e mentoria.

Torneio SESI de Robótica

O SESI promove, anualmente, o Torneio de Robótica. Dividido em quatro categorias, o programa desafia os jovens a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna por meio da tecnologia dos robôs. Divididos em equipes, os participantes desenvolvem protótipos em arenas montadas especialmente para o evento, que são julgados por uma comissão especializada no assunto. 

Serviço:

Webinar sobre 2ª edição da Chamada Garotas STEM: formando futuras cientistas

Data: 20/01/2022
Horário: 17h
Inscrições gratuitas: clique aqui
 
2ª Chamada Garotas STEM

Inscrições: até 06 de fevereiro de 2022: Para se inscrever, clique aqui
Avaliação dos projetos: 07 a 25 de fevereiro de 2022
Divulgação dos resultados: 07 de março de 2022
 

Relacionadas

Leia mais

Robótica para adultos: alunos da EJA criam drone inspirado no 14 Bis, de Santos Dumont
Transporte e logística: conheça os temas das competições de robótica
Meninas lideram em Desafio Relâmpago de robótica do SESI

Comentários