Presidente da CNI anuncia Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022

O anúncio foi feito durante a abertura do 31º Encontro Econômico Brasil-Alemanha. O evento acontece de hoje até amanhã (14), em São Paulo (SP)

"O Brasil busca atuar sobre essa agenda e tornar-se competitivo pela capacitação e pela inovação" - Robson Braga de Andrade

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, anunciou nesta segunda-feira (13) o lançamento do Mapa da Indústria 2013-2022, documento que define o papel do setor produtivo brasileiro no desenvolvimento econômico e social do país no período.

Andrade falou aos mais de dois mil empresários brasileiros e alemães presentes ao evento que a experiência industrial germânica foi uma das bases para o desenvolvimento do mapa estratégico, que será divulgado na próxima semana. "Torna-se imperativo espelhar-se na experiência da Alemanha, que tem como símbolos a forte indústria e a alta competitividade", disse o presidente da CNI.

Andrade ressaltou também a importância de parcerias firmadas pelos dois países. Uma delas, construída entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Fraunhofer, instituição alemã especializada em transferência de tecnologia, para o desenvolvimento de 23 institutos de inovação no Brasil. Esses centros funcionarão como pólos de pesquisa e de serviços para empresas brasileiras em diversas especialidades, como microeletrônica, tecnologia da informação e automação, entre outras. "O Brasil busca atuar sobre essa agenda e tornar-se competitivo não mais pela mão de obra barata, mas, sim, pela capacitação e inovação", afirmou Andrade.

Para incentivar a discussão entre setor privado e governo em torno da inovação, a CNI organizou a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), fundamental para a criação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Emprapii), que deverá ser formalizada no próximo mês. A empresa funcionará como fomentadora da inovação nas empresas.

Também participaram da abertura do 31º EEBA os presidentes da congênere da CNI na Alemanha, a BDI, Ulrich Grillo, e o presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaff. Grillo ressaltou as dificuldades do Brasil de superar os problemas de infraestrutura, mas disse acreditar que o país está no caminho certo. E ofereceu ajuda. "Certamente há muito o que fazer e a Alemanha tem grandes empresas especializadas em infraestrutura", destacou. Paulo Skaff lembrou que o estado de São Paulo é o maior parque industrial germânico fora da Alemanha, com mais de 900 empresas.

TRANSMISSÃO AO VIVO - Pelo site da Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) você acompanha o EEBA ao vivo. Acesse o link!

PROGRAMAÇÃO - Visite o site do EEBA e confira a programação completa do evento.

FOTOS - No Facebook da CNI você encontra galeria com fotos do EEBA.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:
13.05.2013 - Dilma Rousseff convida empresários para licitações ainda em 2013
13.05.2013 - CNI diz que Brasil não é protecionista e pede o fim da bitributação aos alemães
13.05.1203 - Brasil precisa investir em infraestrutura para ganhar competitividade internacional

Relacionadas

Leia mais

Privatização da Eletrobras é fundamental para o  crescimento do setor de energia, diz presidente da CNI
Energia precisa voltar a ser vantagem comparativa da economia brasileira, diz presidente da CNI

Comentários