Longen apresenta a ministro propostas para ampliar a integração econômica com o Paraguai

Entre as sugestões feitas pelo presidente da Fiems estão a moderniazação do sistema bancário paraguaio e investimentos em logística na hidrovia do rio Paraguai

Durante reunião do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, com empresários industriais sul-mato-grossenses, nesta quinta-feira (21/11), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apresentou cinco temas prioritários para o avanço da integração econômica entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai: modernização do sistema bancário paraguaio, criação de um corredor sanitário na região de fronteira entre o Estado e o país vizinho, investimento em logística na Hidrovia do Rio Paraguai, qualificação profissional e criação do CID (Centro Internacional de Distribuição) Paraguai-Brasil na região de Ponta Porã (MS).

"Precisamos, com boa vontade e entusiasmo, extinguir a linha que divide nossos países, criando total integração da sociedade e da economia. Só vamos diminuir as desigualdades no momento em que um plano de ação eficaz construído com diálogo permanente, mas principalmente com propostas concretas e resultados práticos. Cada vez mais as empresas brasileiras estão interessadas em atuar no território vizinho, especialmente com a clara disposição apresentada pelo atual Governo Paraguaio na construção e estabelecimento de parcerias produtivas. A disposição mutua no sentido de formatar um ambiente competitivo e seguro para os negócios é fundamental e, por isso, elencamos esses cinco temas, que consideramos prioritários para o avanço dessa parceria", declarou Sérgio Longen.

No caso da modernização do sistema bancário paraguaio, a Fiems deseja que seja estabelecido um novo "marco regulatório" similar ao utilizado pelo Banco Central do Brasil que é considerado um dos mais modernos do mundo capaz de proporcionar e ampliar a oferta de produtos financeiros às empresas instaladas no Paraguai. Já o corredor sanitário na região de fronteira vai garantir o surgimento de uma área de livre trânsito animal com os controles sanitários e comerciais plenamente acordados, permitindo o adequado fornecimento de gado em pé do Paraguai para abate em plantas frigoríficas de Mato Grosso do Sul, especialmente àquelas localizadas na região de fronteira.

Os investimentos em logística de transporte na Hidrovia do Rio Paraguai são para garantir o compromisso e apoio dos governos do Brasil e do Paraguai para a realização das obras necessárias à melhoria da navegação na via fluvial identificadas no estudo Centro-Oeste Competitivo. Dos principais eixos logísticos identificados no estudo, a Hidrovia do Rio Paraguai foi o que apresentou o maior potencial de retorno sobre o investimento entre os projetos destacados. Se constituindo como o de maior capacidade competitiva para o estado e consequentemente para o Paraguai.

Quanto à qualificação profissional, o objetivo é estabelecer um termo de cooperação técnica entre o Senai e o SNPP (Serviço Nacional de Promoção Profissional do Paraguai), pois, uma das grandes questões para o desenvolvimento da indústria é a necessidade de pessoal qualificado nas áreas técnicas e tecnológicas. "O que se propõe, é realizar um amplo diagnóstico do perfil de competências atuais e futuras da indústria paraguaia. A partir do diagnóstico, identificar a estrutura necessária de parceria e a sua forma de financiamento. Com o objetivo de qualificar as pessoas, independentemente de sua nacionalidade, dando condições para que possam exercer suas atividades profissionais, tanto em território brasileiro, quanto em território paraguaio", reforçou Sérgio Longen.

A criação do CID (Centro Internacional de Distribuição) Paraguai-Brasil vai garantir o compromisso e apoio dos governos do Brasil e do Paraguai para a constituição do Centro Internacional de Distribuição de Ponta Porã (MS). Essa medida vai efetivar a constituição de uma Estação Aduaneira Interior no município de Ponta Porã, viabilizando a estruturação de área alfandegada pela Receita Federal, proporcionando agilidade na importação, exportação, armazenamento, desembaraço e fragmentação de cargas de produtos comercializados entre os dois países, ajustando ainda, no caso das importações brasileiras, um incentivo à internalização das mercadorias no mercado nacional por Mato Grosso do Sul por meio da concessão de benefícios tributários já em estudo pelo Governo do Estado.

Repercussão

Já o ministro Gustavo Leite destacou que as propostas apresentadas pelo setor industrial de Mato Grosso do Sul são viáveis, sendo que algumas devem ser concretizadas de forma mais rápida e outras mais devagar. "Pretendemos levar essas propostas para avaliação do presidente Horácio Cartes para que possamos coloca-las em prática. Quando cheguei ao Estado pensava que as oportunidades eram grandes, mas, depois de passar apenas meio dia aqui, vejo que elas são infinitas", disse, reforçando que a matéria-prima mais importante do Paraguai é o empresariado.

Ele acrescenta que o Paraguai tem pretensões expansivas. "A integração com o Brasil faz parte da agenda do Paraguai. A globalização ultrapassa as fronteiras e a integração com Mato Grosso do Sul se torna essencial", ressaltou, informando que em fevereiro do próximo ano o presidente do Paraguai vai receber uma comitiva sul-mato-grossense. Para a secretária estadual do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, a integração econômica com o Paraguai é de extrema importância para o Estado, que está de portas abertas para essa aproximação econômica.

"A sinergia entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai é muito grande. Acredito que até o fim de 2014 estaremos celebrando o reforço das ações bilaterais", previu Tereza Cristina. Já o deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, reforçou que o Paraguai é um país de oportunidades e o Governo do Estado, com apoio da Casa de Leis, deve viabilizar essas relações bilaterais. "Nós gostamos do Paraguai e o Paraguai também gosta de Mato Grosso do Sul. Por isso, temos de reforçar essa integração", declarou.

Assembleia e Governadoria

Antes da reunião com os empresários na Casa da Indústria, a comitiva do ministro Gustavo Leite encontrou-se com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), e com a vice-governadora Simone Tebet para destacar a relação comercial entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul como forma de integração dos povos. "O Parlamento Estadual tem responsabilidade em integrar os povos, portanto, apoiamos todas as iniciativas e projetos que atendem o interesse dos cidadãos brasileiros e paraguaios. Unidos, vamos buscar a melhoria da qualidade de vida dos nossos povos", disse Jerson Domingos.

A vice-governadora Simone Tebet lembrou da iniciativa do Governo Federal do Paraguai, que já colocou sua equipe para visitar o Brasil para estreitar ainda mais a relação bilateral entre os dois países. "Ao estreitar as relações comerciais, quem ganha é o Brasil, o Paraguai e, principalmente, Mato Grosso do Sul. Nós temos demandas em comum, temos gargalos que estão sendo resolvidos de forma igualitária e, posso dizer, que Mato Grosso do Sul completa o Paraguai e o Paraguai completa Mato Grosso do Sul. Nós temos algumas coisas a aprender com o Paraguai com relação à carga tributária, em relação à forma como administrar as questões de encargos trabalhista que isso impede o Brasil de ser competitivo no mundo e eles também têm muito o que aprender conosco", pontuou.

Ela ressaltou que o encontro foi de iniciar um projeto de trabalho. "Será formada uma comissão pela inciativa privada, especialmente comerciantes e empresários do nosso lado, por meio da Fiems, juntamente com empresários produtores rurais e comerciantes do Paraguai para que possamos definir uma agenda, curta, mas objetiva e rápida, que procurará agilizar algumas questões, entre elas a questão da logística de transporte, um problema que, às vezes, atrapalha a relação comercial entre o Estado e o Paraguai. A conversa foi muito positiva tenho certeza de que, nas mãos da Fiems, esse projeto vai andar com rapidez e, em um ano, teremos bons resultados", assegurou.

A comitiva do ministro foi composta pelo vice-ministro Pablo Cuevas, pelos governadores dos Departamentos de Alto Paraná e de Canindeyu, Justo Zacarias e Alfonso Nori, do presidente da Feprinco (Federación de La Producción, Industria y Comercio), German Ruiz, do presidente da Yguazu Cementos, Cleber Ceroni, presidente da EFISA (Empresa Florestal e Industrial S. A), Romano Diel, do presidente da UIP (Union Industrial Del Paraguay), Eduardo Felippo, do adido comercial do Paraguai no Brasil, Sebastian Bogado, do assessor econômico do Ministério, Miguel Fernandez, e do diretor de competitividade do Ministério, Federico Olmedo.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Acordo com o Paraguai e investimentos no setor sucroenergético. Veja os destaques do Minuto da Indústria
Paraguai se torna país estratégico para empresas brasileiras
Presidente da CNI fala sobre oportunidades no Paraguai em entrevista à Revista Época

Comentários