#74 – O que a gente ganha com o acordo Mercosul-União Europeia?

Neste episódio do podcast Economia em 60 segundos, você vai ver como o Brasil só tem a ganhar com o Acordo Mercosul-União Europeia

Foram mais de vinte anos de negociações intensas até ser concluído em junho de 2019. O acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) vai formar uma das maiores áreas de livre comércio do mundo.

Mas para que começe a valer de fato, o acordo precisa passar por algumas etapas que estão emperrando o livre comércio entre os blocos, como entraves jurídicos e compromissos nas áreas de sustentabilidade. 

O que é o acordo Mercosul-UE? 

O acordo representará um novo marco na inserção competitiva internacional da indústria brasileira. Conjugando aproximadamente 20% da economia global e 31% das exportações mundiais de bens, o acordo entre os dois blocos formará uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, com um mercado de mais de 717 milhões de pessoas. 

O que o Brasil ganha com o acordo Mercosul-UE?

O acordo contribuirá para a diversificação de parceiros comerciais do Brasil e da UE e para a reversão do quadro de re-primarização das exportações brasileiras e também viabiliza uma agenda de diálogo, cooperação e articulação política entre os dois blocos em áreas estratégicas como segurança, meio ambiente, energia e mudanças climáticas.

Saiba mais: Acordo com a União Europeia é cricial para a reindustrialização do Brasil

Economia em 60 segundos

Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

#73 – O que o Brasil perde com as barreiras comerciais?
#72 - Será que a economia brasileira vai crescer em 2023?
#71 – O Congresso pode definir o peso do tributo no seu bolso

Comentários