#70 – O drama das MPMEs no acesso ao crédito

Neste episódio do Economia em 60 segundos, você vai ouvir o drama vivido pelas micros, pequenas e médias empresas para conseguir crédito no Brasil

Ser micro, pequena ou média empresa (MPME) no Brasil não tá fácil: apesar de serem uma das principais bases de sustentação da economia brasileira, responsáveis por 99% dos estabelecimentos no país e 57% dos empregos formais, o prestígio é baixo na hora de conseguir crédito para ampliar os negócios.    

O custo do crédito para as MPMEs

Há vários fatores que explicam esse quadro adverso quando o assunto é acesso ao crédito, como as dificuldades para oferecer garantias e o elevado nível da taxa de juros.

Taxa de juros para as MPMEs     

Uma vilã que dificulta o acesso ao crédito é o aumento da Selic, fixada em 13,75% ao ano desde agosto de 2022 e mantida essa semana pelo Banco Central. Isso porque a Selic baliza as taxas de juros do crédito concedido no mercado a essas empresas. Assim, ao acompanhar a alta da Selic, a taxa de juros média cobrada das MPMEs subiu de 24,9% ao ano, no 1º trimestre de 2021, para 35,3% ao ano, no terceiro trimestre de 2022.

Vale lembrar que esse número é bem maior se compararmos com a taxa de juros média cobrada das empresas de todos os portes, que foi de 20,2% ao ano. 

Como melhorar o acesso ao crédito pelas MPMEs?    

A indústria aponta alterativas para mudar esse jogo. Uma delas é a continuidade e o fortalecimento de programas do governo de garantia de empréstimo, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) e o Programa Emergencial de Acesso ao Crédito (PEAC).

O que também vai facilitar – e muito – a vida do empresário é a aprovação do Novo Marco de Garantias, o PL 4.188/2021, que moderniza e facilita o acesso ao crédito às empresas. Mas esse é um assunto que ainda está em discussão no Congresso Nacional. 

Economia em 60 segundos

O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

Relacionadas

Leia mais

#68 - Avanço no emprego, recuo no faturamento
#67 – Energia barata, conta cara
#66 – Entenda por que precisamos da reforma tributária

Comentários