#68 - Avanço no emprego, recuo no faturamento

Neste episódio do Economia em 60 segundos, vamos falar sobre os resultados dos indicadores industriais da indústria de transformação e como ela afeta a sociedade

O título desse episódio é bem condizente com a realidade das indústrias do país. Mais especificamente da indústria de transformação, aquela que transforma a matéria-prima em produto intermediário ou final. É o que mostra a mais recente pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

Saiba mais: Indústria registra avanço do emprego e das horas trabalhadas na produção, diz CNI

A indústria inicia 2023 com os indicadores em um patamar superior ao começo do ano passado, mas isso não quer dizer que ela está a todo vapor: a produção teve um comportamento fraco nos últimos meses do ano passado, mas foi suficiente para manter a produção estável.

Faturamento em queda pelo quinto mês

Os dados apontam queda de 0,9% no faturamento real da indústria em janeiro na comparação com dezembro, na série livre de efeitos sazonais. Já em relação ao primeiro mês de 2022, o recuo foi de 1,1%. O empresário vê essa situação com uma certa cautela, mesmo que os resultados de janeiro de 2023 tenham sido melhores que os do mesmo período do ano anterior. 

Economia em 60 segundos

O Economia em 60 segundos apresenta um resumo geral dos principais dados que afetam a economia brasileira, o mercado de trabalho, a produção industrial e os investimentos de um jeito fácil de entender. 

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, com os números, resultados de pesquisas e estatísticas da CNI. Você pode acessá-lo pelo SoundcloudSpotify e Deezer.

 

 

Relacionadas

Leia mais

#67 – Energia barata, conta cara
#66 – Entenda por que precisamos da reforma tributária
#65 – Por que a indústria monitora a confiança dos empresários?

Comentários