Em meados da década de 1980, o setor industrial chegou a ser responsável por quase metade do PIB brasileiro. Para se ter uma ideia, em 1985, a indústria de transformação representava 36% do PIB. Em 2021, esse percentual foi de apenas 11% de participação na produção nacional.
Desde a década de 1990, o Brasil tem sofrido processo de desindustrialização, que se agravou na última década. Neste episódio, você vai entender quais são as consequências do encolhimento da indústria no Brasil para a economia.
Por que a desindustrialização é danosa para a economia brasileira?
A indústria é o setor que multiplica riquezas. A cada 1 real produzido na indústria de transformação, 2,67 reais voltam para economia. É o maior valor dos setores econômicos. A indústria e sua cadeia produtiva imensa puxam o crescimento dos serviços e da agricultura. Então, quando a econmia encolhe, é ruim pra todo mundo.
Prioridades para o próximo governante do Brasil
Por ser um ponto crucial para a retomada do cescimento econômico de forma sustentável no Brasil, é necessário reverter o processo de desindutrialização no país. Este objetivo só será alcançado com a adoção de medidas que garantam às indústrias nacionais igualdade de condições frente à acirrada competição do mercado internacional, com a eliminação do Custo Brasil e com políticas de apoio à indústria similares às implementadas pelos nossos competidores.