#32 - Saúde mental no ambiente de trabalho

O podcast Indústria de A a Z de hoje fala sobre a importância da saúde mental, dentro e fora do ambiente de trabalho

Você sabia que a saúde mental já afetou mais de um bilhão de pessoas no planeta? Apesar de interferir na vida de muita gente, é um assunto que ficava escanteado até pouco tempo atrás, mas começou a ganhar atenção depois da pandemia da covid-19, quando houve um aumento expressivo de diagnósticos. 

O podcast de hoje trata sobre esse tema indispensável para nossas vidas. A conversa é com Georgia Antony, psicóloga e especialista em Saúde e Segurança na Indústria, do SESI. Ela fala sobre a importância de priorizar a saúde mental na coletividade e na vida profissional.

Quem também participa é o Amilton Cabral Junior, Gerente de Promoção de Saúde e Desenvolvimento Humano, da CNI. Ele fala sobre os desafios de implementar ações de saúde mental nas empresas, e porque isso é tão importante.  

Quais os sintomas mais comuns?

Quando falamos em saúde mental, geralmente as pessoas associam à depressão. No entanto, há outras doenças e fobias. Algumas delas são síndrome do pânico, ansiedade generalizada, fobias, Transtorno Obsessivo Compulsivo, esquizofrenia, transtorno do impulso e dependência química e etilismo são algumas delas. 

Por que implementar a saúde mental no ambiente de trabalho? 

É preciso olhar para a saúde mental como parte da saúde integral, pois a saúde mental não representa apenas a ausência de transtornos mentais, mas também a saúde física, o bem-estar, a saúde intelectual e a qualidade dos relacionamentos. 

Quando um colaborador sofre um acidente físico, por exemplo, é visível o local do machucado. Quando a questão é mental, é mais difícil perceber quando alguém está passando por dificuldades.

Saiba mais: Saúde mental deve ser encarada como fator de produtividade

Investir em saúde mental é importante para promover saúde integral e produtividade entre os trabalhadores, e que esse investimento deve ser encarado como uma prioridade.

Assista também ao podcast no YouTube:

Abril Verde     

O Abril Verde é um movimento de conscientização sobre a importância da saúde e segurança no trabalho e objetiva reduzir o número de acidentes e doenças relacionadas ao ambiente laboral. A data faz referência a um acidente que vitimou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

No Brasil, a data também faz alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, comemorado em 28 de abril. 

O SESI é o principal aliado das empresas na melhoria da educação e saúde do trabalhador e atua na prestação de serviços e na promoção de ações para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores da indústria. Atende, em todo o Brasil, empresas que somam mais de 4 milhões de trabalhadores.

Esse é o Podcast Indústria de A a Z   

Fica ligado que a cada 15 dias teremos um novo encontro por aqui. Vamos trazer os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido.

Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!

Relacionadas

Leia mais

#31 – O que está acontecendo com as startups?
#30 – Conheça o universo apaixonante da Robótica!
#29 - Conheça a escola SESI de Referência!

Comentários