Serviços para micro e pequenas empresas

O SESI, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executa o projeto Gestão Sustentável para Competitividade, com o objetivo de implementar ações com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental

Com o objetivo de oferecer apoio específico para as micro e pequenas empresas, o SESI, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), executa o projeto Gestão Sustentável para Competitividade, com o objetivo de implementar ações com foco no desenvolvimento econômico, social e ambiental.

O programa é realizado desde 2011 e, na primeira etapa, foram atendidas 360 micro e pequenas empresas no Distrito Federal e em seis estados, Ceará, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Entre os serviços, está o diagnóstico das empresas em áreas como tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente.

Entre os benefícios às empresas participantes, foram constatados aumento da produtividade, redução no prazo de entrega de produtos, diminuição de ausências no trabalho, queda no índice de perdas e transição do modelo de administração familiar para uma gestão profissional com foco em inovação.

Por meio da gestão sustentável, pequenas empresas fornecedoras puderam conhecer melhor os requisitos de sustentabilidade para venda de seus produtos para grandes empresas. Outro exemplo foi a adoção de programa de coleta seletiva e reciclagem, cujo dinheiro da venda é revertido para uma escola pública da região.

O projeto do SESI com o BID deve se estender a todo o país em 2016 e beneficiar mais mil micros e pequenas empresas até ano que vem.

Relacionadas

Leia mais

SESI patrocina Programa Dr. Saúde da Prefeitura de São Paulo
CNI defende mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa
5 coisas que micros e pequenas empresas precisam saber sobre Propriedade Intelectual

Comentários