Primeira chamada do Procompi investirá R$ 16,2 milhões em 63 projetos aprovados

Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os estados com o maior número de projetos aprovados

O Procompi trabalha com grupos de, no mínimo, 25 empresas do mesmo setor industrial, em duas modalidades de projeto

Por meio dos projetos, grupos de empresas de pequeno porte do mesmo setor receberão capacitação e consultoria para alavancar a produtividade e eficiência nos negócios. O Procompi é fruto de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoiado pelas federações de indústrias e unidades estaduais do Sebrae.

Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Santa Catarina são os estados com o maior número de projetos aprovados, com 5 cada. Na sequência vêm Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, com 4 projetos. Acre, Alagoas, Distrito Federal, Rondônia e Tocantins desenvolverão 3 iniciativas. Bahia, Goiás, Paraíba e São Paulo tiveram dois projetos aprovados, cada.

Amazonas, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Roraima e Sergipe terão um projeto por estado. Diversos setores estão contemplados na primeira chamada, entre eles alimentos e bebidas, madeira e móveis, construção civil, cerâmica, têxtil e confecções, metalmecânico, tecnologia da informação, gráfico e químico.

COMO FUNCIONA - O Procompi trabalha com grupos de, no mínimo, 25 empresas do mesmo setor industrial, em duas modalidades de projeto. O Procompi Competitividade expandirá a atuação da parceria entre o Sistema Indústria e o Sebrae, por meio do atendimento de demandas de setores e locais que ainda não desenvolvem projetos com as instituições.

O acompanhamento das indústrias será feito por até 24 meses. Já o Procompi Dinamiza desenvolverá projetos nos demais setores e terá duração de até 18 meses.

As federações estaduais de indústrias e as unidades estaduais do Sebrae são responsáveis pela articulação junto aos sindicatos de setores interessados em receber o apoio do programa. As instituições identificam demandas coletivas e submetem a proposta na chamada do Procompi.

Aprovado o projeto, as empresas passam por um processo de diagnóstico, implementação de mudanças e monitoramento de resultados, orientadas por especialistas e consultores do Sistema Indústria e do Sebrae. Para mais informações, busque a federação de indústrias e a unidade do Sebrae do seu estado.

Faça o download da lista de projetos aprovados:
Download de Arquivos
1ª Chamada Procompi (PDF 252 KB)

Relacionadas

Leia mais

Apoio à inovação, abertura internacional e reformas são essenciais para aumento de produtividade
Programa da CNI e do Sebrae, Procompi é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Indústria 4.0 é necessária para o Brasil ganhar competitividade, diz CNI

Comentários