Empresa de movelaria amplia em 50% a produtividade com programa Brasil Mais Produtivo

Também estão inclusos no programa os ganhos em qualidade, redução de custos e redução na movimentação de pessoal

Há 40 anos no mercado mato-grossense, os proprietários da Pantanal Móveis – indústria moveleira - acreditavam que a empresa não precisava de melhorias nos processos. Mas, quando souberam do programa Brasil Mais Produtivo, idealizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e promovido por meio de uma parceria do governo federal com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), decidiram fazer um teste. A partir da implantação de uma gestão enxuta, com a alteração de processos e uma análise mais detalhada dos desperdícios, a produtividade na empresa aumentou em 50%. 

A produção diária passou de 97m² para 139m², com os mesmos seis funcionários. Na montagem de uma das peças da fábrica, foi possível reduzir o tempo de montagem de 1h20 para 52 minutos. Para isso, a equipe do SENAI de Mato Grosso primeiro levantou o diagnóstico dos problemas e, depois, propôs alterações em cada item. Também estão inclusos no programa os ganhos em qualidade, redução de custos e redução na movimentação de pessoal. 

O proprietário Boris Martins diz que, no início, estava desconfiado com a efetividade do programa. “Por termos 40 anos de negócio eu pensava que tudo já estava fluído e estávamos acompanhando o mercado. Mas percebemos que ainda havia muito a ser feito”, explica. Ao todo, foram implementadas cerca de 30 mudanças que, para ele possivelmente serão desdobradas em muitas outras nos próximos meses. “O nosso olhar ampliou e isso faz com que se estabeleça uma cultura de melhoria dentro da empresa. Esse foi só o começo”, destaca Martins. 

Para o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do SENAI/MT, Valdir Souza Jr., o programa garante pelo menos 20% de aumento na produtividade em determinadas linhas de montagem mas, no caso da Pantanal Móveis, o resultado foi ainda mais efetivo. “São ferramentas simples que, se bem aplicadas, se tornam infalíveis”, garante. 

CONHEÇA - O Brasil Mais Produtivo é um programa do Governo Federal, desenvolvido por meio do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, em parceria com a a CNI e o SENAI. O programa oferece subsídio de 83% para indústrias dos segmentos de Alimentos e Bebidas e Móveis. 

De acordo com a diretora regional do SENAI/MT, Lélia Brun, o programa interfere diretamente no processo produtivo das empresas, o que garante a competitividade. “A melhoria constante é uma meta que toda organização deveria ter, mas nem sempre as boas ideias vão sair de dentro, por vezes é necessário um olhar externo e criterioso que nos mostre o que precisa ser feito e como. Os consultores do SENAI estão preparados para oferecer soluções, as empresas que aproveitarem a oportunidade certamente terão resultados rápidos”, garante. 

MAIS INFORMAÇÕES - Saiba tudo sobre o programa e veja como participar no site do Brasil Mais Produtivo.

Relacionadas

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação vai investir 23,5 milhões em 73 projetos aprovados em 2016
PPHs aceleram análise de patentes no Brasil

Comentários