De olho na Páscoa, ex-alunos do SENAI investem em criatividade para ampliar negócios

Nos últimos cinco meses, mais de 29 mil pessoas foram contratadas em vagas temporárias nos setores de produção, promoção e venda de chocolate devido à demanda da Páscoa, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab)

Para a maioria dos brasileiros, a Páscoa - celebrada no próximo domingo (27) - é momento de confraternização com a família, sair da dieta e comer muito chocolate. Mas tem gente que enxerga a data como uma oportunidade. É o caso do Luiz Gustavo, 20 anos. Ele mora em Belo Horizonte e, desde os 12 anos, já gostava de ir para a cozinha com a mãe para fazer doces e bolos. Aos 16, descobriu que podia transformar o hobby em algo mais e se matriculou no curso de Confeitaria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) CFP Américo Renê Giannettida, na capital mineira.

Hoje empreendedor, Luiz Gustavo foi campeão da WorldSkills Américas em 2014

Hoje microempresário, Luiz está há menos de seis meses no mercado de produção e venda de doces. No SENAI, ele aprendeu não apenas as técnicas de produção de doces e chocolates. Descobriu, também, como selecionar os melhores produtos, decoração e a forma correta de administrar os ingredientes. Trabalhando sozinho, em casa, e contrariando o mercado, ele espera aumentar as vendas em até 50% para a Páscoa. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Estou desenvolvendo produtos exclusivos para a época e espero vender bastante”, diz o jovem, que deve produzir entre 50 e 60 ovos. Para impulsionar a produção, planeja contratar funcionários ainda este ano. “Pretendo crescer cada vez mais, abrir uma loja e treinar outros profissionais”, diz.

Nos últimos cinco meses, mais de 29 mil pessoas foram contratadas em vagas temporárias nos setores de produção, promoção e venda de chocolate devido à demanda da Páscoa, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). De acordo com o vice-presidente de chocolate da entidade, Ubiracy Fonseca, mesmo com a atual situação econômica do país, o setor registrou aumento de 10% nas contratações.

O Brasil é o terceiro país que mais produz e consome chocolate no mundo - atrás apenas dos Estados Unidos e Alemanha. Em média, cada brasileiro come 2,5 kg por ano. Conectado ao mercado, o SENAI oferece 59 cursos de Confeitaria espalhados por todos os estados do Brasil e outros 11 direcionados exclusivamente para produtos de chocolate (confira o infográfico no início da reportagem).

O SENAI de Caicó, cidade do interior do Rio Grande do Norte, abriu um curso exclusivo para a Fabricação de Ovos de Páscoa neste ano. A expectativa da instrutora Valéria Oliveira é que as vendas de chocolates caseiros aumentem entre 30% e 40% no município. As aulas ensinam aos pequenos produtores como faturar ainda mais. “O curso do SENAI é um diferencial porque não ensinamos só o básico, mas também mostramos como produzir ovos decorados para inovar no mercado”, afirma Valéria.

Ex-aluna do curso de Cholateiro no SENAI, Meire desenvolveu um bolo especialmente para a Páscoa

PIONEIRA - Meire Virgílio trabalhava na área administrativa de uma empresa em Ibitinga, no interior de São Paulo, quando decidiu aprender a fazer doces. Aos sábados, percorria 90km de ônibus para Bauru, onde fazia o curso de Confeitaria no SENAI. Em seguida, iniciou outro curso na instituição, desta vez, o de Chocolateiro. "Aprendi no SENAI de uma forma prática. Lá me ensinaram a técnica e, quando a gente alia com o dom, deixamos de fazer só por intuição".

Há três anos, ela deixou a empresa em que trabalhava para investir na produção e venda de doces. Com a ajuda de mais duas funcionárias, e algumas contratações temporárias em épocas de maior demanda, Meire passou a faturar o dobro do que ganhava.

"Já tenho uma funcionária e pretendo contratar nos próximos meses", diz Valéria Siqueira

ANTENADA NAS TENDÊNCIAS - Também de São Paulo, Valéria Siqueira já vendia bolos artísticos em São José dos Campos quando se interessou em trabalhar especificamente com chocolate. “Percebi que nessa época tinha muita procura por ovo da Páscoa. Busquei na internet e me interessei ainda mais quando descobri o curso de Chocolateiro no SENAI Barra Funda (na capital de São Paulo)”, comenta.

Este é o primeiro ano em que Valesca produz ovos de Páscoa para o feriado e se diz confiante. “Somente com chocolate devo lucrar em torno de R$5 mil e, no ano que vem, quando as pessoas já me conhecerem, devo vender ainda mais”, afirma.

A confeiteira ainda planeja fazer o curso de Fabricação de Geleias e Doces de Frutas, também do SENAI, e uma graduação em Alimentos. “As pessoas confiam mais quando você tem um diploma do SENAI. Não é qualquer um que está fazendo os doces. É um profissional”, finaliza.

CONHEÇA OS CURSOS - Os cursos de Confeitaria do SENAI têm carga horária que podem variar de 150h a 800h, de acordo com a unidade e o nível de especialização. Os alunos aprendem a montar e decorar doces e bolos, segurança no trabalho, higiene, equipamentos necessários e como escolher os ingredientes. Qualquer pessoa maior de 16 anos e com ensino fundamental completo pode fazer o curso.

Já os cursos de Chocolateiro duram 36h e podem ser feitos por pessoas com 14 anos ou mais, que tenham concluído o 6º ano do ensino fundamental. Os alunos aprendem a fazer e decorar doces de chocolate, saber quanto de cada ingrediente usar para evitar disperdícios, escolher os melhores equipamentos e utensílios, além de qualidade, higiene e segurança no trabalho.

Relacionadas

Leia mais

Seminário Pense nas Pequenas Primeiro discute inserção de micro e pequenas empresas na Indústria 4.0
5 coisas que micros e pequenas empresas precisam saber sobre Propriedade Intelectual
Programa da CNI e do Sebrae, Procompi é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários