Como as federações de indústrias podem ajudar sua empresa a acessar financiamento

Ações têm por objetivo contornar problemas como a burocracia excessiva, a informação desencontrada, taxas altas e a falta de apoio

São inúmeras as dificuldades que os empresários enfrentam para conseguir crédito. Burocracia excessiva, informação desencontrada, taxas altas e falta de apoio são só algumas delas. Some os impedimentos tradicionais às restrições impostas pela crise e o cenário está completo. Não à toa, pesquisas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) vem mostrando que conseguir financiamento está cada vez mais complicado. A última Sondagem Industrial de 2015 apontou que o índice de acesso ao crédito chegou a 30,5 pontos no último trimestre. É o segundo patamar mais baixo desde 2013.

COMO FUNCIONA O ÍNDICE DA SONDAGEM INDUSTRIAL
A escala varia de 0 a 100, sendo que pontuação acima de 50 significa
que a percepção dos empresários é de maior facilidade para conseguir
financiamento; abaixo de 50, a situação está mais complicada.

Contornar esses problemas motivou diversas federações estaduais de indústrias a criar mecanismos para ajudar as empresas na hora de conseguir recursos. Em pelo menos sete estados, existem núcleos ou funcionários que orientam gestores sobre as melhores alternativas de financiamento para as necessidades dos negócios.

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará ( FIEC ), por exemplo, conseguiu uma parceria com o Banco do Nordeste, operador do Fundo Constitucional do Nordeste, para criar um cartão de crédito com limite pré-aprovado de R$ 3 milhões que pode ser usado em qualquer lugar que aceite pagamento com cartão. A iniciativa deve se espalhar em outros estados da região. A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco ( FIEPE ), por sua vez, oferece estudos completos sobre a situação financeira e as opções mais adequadas para as necessidades de cada empresa.

A Federação das Indústrias do Estado da Bahia ( FIEB ), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Caixa Econômica Federal, criou o projeto Quinta do Crédito . Todas as quintas-feiras, donos de pequenos negócios recebem de profissionais das instituições envolvidas orientações sobre tomada de empréstimos. No Rio Grande do Sul, a Federação das Indústrias ( FIERGS ) organiza seminários de crédito para melhorar o acesso à informação em cidades do interior. Com base nas experiência de sucesso, a CNI planeja padronizar e estender os projetos para todo o Brasil. Saiba mais sobre os serviços que já estão disponíveis em cada estado:

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail, telefone ou visita à empresa 

Serviços 
•    Relacionamento com a rede bancária, principalmente com banco públicos: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco do Nordeste 
•    Manutenção do Posto Avançado do BNDES 
•    Convênio com a Agência de Fomento do Estado de Alagoas - DESENVOLVE 

Novidades para 2016 
•    Cadastramento de todas as empresas industriais sindicalizadas para determinar a demanda de crédito para, em parceria com a rede bancária, elaborar o pré-cadastro para facilitar o processo de financiamento 
•    Elaboração de simulador de cálculo de financiamentos para facilitar a decisão da empresa 

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail ou telefone 

Serviços 
•    Quinta do Crédito: semanalmente, a FIEB abre espaço para que profissionais do Sebrae e da Caixa Econômica orientem micro e pequenas empresas sobre opções para tomada de empréstimo 
•    Cartão FIEB-Banco do Nordeste: empresas filiadas à FIEB e correntistas do banco podem pedir o cartão, que tem limite pré-aprovado de R$ 3 milhões e prazo de até 36 meses para pagamento com taxas atrativas 
•    Posto Avançado do BNDES: federação é ponto de informação sobre modalidades e linhas de crédito oferecidas pelo banco 

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail, telefone ou visita à empresa 

Serviços 
•    Cartão FIEC-Banco do Nordeste: empresas filiadas à FIEC e correntistas do banco podem pedir o cartão, que tem limite pré-aprovado de R$ 3 milhões e prazo de até 36 meses para pagamento com taxas atrativas 
•    Levantamento das linhas e programas de financiamentos disponíveis no estado, bem como orientação sobre como contratá-los 
•    Palestras no interior do estado sobre acesso ao crédito 
•    Condução e acompanhamento de processos de renegociação de dívidas 
•    Articulação e apoio ao BNDES no treinamento de agentes financeiros 

Novidades para 2016 
•    Rodadas de negócios 
•    Convênios com outras instituições financeiras 
•    Workshops e palestras sobre crédito na capital e no interior do estado 

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail ou telefone 

Serviços 
•    Orientação no acesso ao crédito, com palestras e workshops 
•    Apoio às iniciativas de parceiros 
•    Divulgação de linhas de programas de acesso ao crédito 
•    Articulação com agentes financeiros, credenciamento de empresas no sistema de crédito FINAME e BNDES 

Novidades para 2016 
•    Aproximação com novos parceiros financeiros 
•    Promoção de ações e eventos de apoio à exportação e à disponibilização de capital de giro 
•    Qualificação da equipe

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail e telefone 

Serviços 
•    Relacionamento com instituições financeiras 
•    Assessoria de maior complexidade para contratação de financiamento 
•    Consultoria e projetos empresariais 
•    Distribuição de material informativo 

Novidades para 2016 
•    Foco no atendimento às industrias que demandam crédito via bancos, operações estruturadas e fundos de investimentos 
•    Negociação de novas parcerias com bancos privados e fundos de investimento para criar alternativas ao crédito de bancos públicos 
•    Captação de recursos para empresas 

Atendimento 
•    Presencial, por e-mail ou telefone 

Serviços 
•    Posto de Informações BNDES 
•    Assessoria para tomada de crédito e divulgação das linhas e condições de contratação de linhas de financiamento do BNDES, Banco do Nordeste e Caixa Econômica 
•    Orientação a sindicatos para estratégia de promoção ao crédito no interior do estado 
•    Organização de eventos, palestras e capacitação de agentes financeiros 

Novidades para 2016 
•    Integração do atendimento a outros serviços e produtos da federação 
•    Criação de parcerias com bancos e intensificação da divulgação das linhas de créditos 

Atendimentos 
•    Presencial, por e-mail ou telefone 

Serviços 
•    Orientação individual ou coletiva sobre oportunidades e condições de financiamento 
•    Seminários de crédito e rodadas de crédito 
•    Cadastro no Cartão BNDES e divulgação das linhas e programas do banco, além de auxílio no credenciamento no FINAME 

Novidades para 2016 
•    Realização de 17 Seminários de Crédito 
•    Aproximação com instituições de crédito e apoio à inovação 
•    Treinamento com agentes financeiros 

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