CNI e Sebrae lançam estudo de carga tributária sobre as micro e pequenas empresas

Levantamento é pioneiro em revelar peso dos impostos sobre os pequenos negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apresenta nesta quinta-feira (19), às 8h30, o estudo Carga Tributária sobre Micro e Pequenas Empresas: Ranking dos Estados. Essa é a primeira vez que um levantamento revela o peso dos impostos sobre os pequenos negócios nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. A pesquisa mostra ainda os motivos que tornam uma região mais atrativa do que outra para investimentos de micro e pequenas empresas.

O evento de entrega do estudo reunirá empresários e parlamentares, na sede da CNI, em Brasília. Participarão do evento o presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas da CNI (Compem), Amaro Sales, que também preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN); o presidente do Sebrae, Luiz Barretto; o ministro interino da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Nelson Hervey Costa; o  senador Armando Monteiro Neto (PTB-PE) e o líder da Frente Parlamentar de Micro e Pequenas Empresas, deputado Guilherme Campos (PSD-SP).

Amaro Sales (a esquerda) e Nelson Hervey Costa

DESAFIOS - Nesta quarta-feira (18), o presidente do Compem, Amaro Sales, se reuniu com o ministro interino da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, Nelson Hervey Costa, para debater ações conjuntas das instituições, problemas e soluções para o setor.

“A CNI tem sido uma grande parceira. Temos uma série de desafios nas áreas de inovação, crédito, desburocratização, alvará de funcionamento, alteração e fechamento das empresas, acesso a mercado e estímulo às compras públicas. E temos que lidar com isso juntos”, disse o ministro ao Portal da Indústria.

Para Amaro Sales, o estreitamento da relação entre a CNI e a Secretaria é positiva. “O micro e pequeno empresário precisa de aliados. Temos esperança que esse trabalho de construção de uma agenda de ações em parceria com a Secretaria resulte em benefícios para nossa economia”, reforçou.

SERVIÇO
Evento: Lançamento do estudo Carga Tributária sobre Micro e Pequenas Empresas: Ranking dos Estados
Data: 19 de setembro de 2013 (quinta-feira)
Hora:  8h30
Local: Sede da CNI em Brasília, SBN Quadra 01 Bloco C - Ed. Roberto Simonsen, 2º Subsolo

Relacionadas

Leia mais

STF analisa se imunidades tributárias são aplicáveis a micro e pequenas empresas optantes do Simples
Micro e pequenas empresas terão dificuldade para pagar 13º

Comentários