Conselho de Micro e Pequenas Empresas da CNI discute cenário econômico para 2015

Abordagem do funcionamento do programa Bem Mais Simples

Representantes de 25 federações estaduais de indústria e de associações setoriais se reuniram em Brasília

A primeira reunião dos integrantes do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (Compem) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) foi marcada pela apresentação do panorama econômico e político que influenciará o desempenho dos negócios de menor porte no Brasil. O encontro, realizado nesta segunda-feira (23), reuniu na sede da CNI em Brasília representantes de 25 federações estaduais de indústria e de associações setoriais. O Compem é presidido por Amaro Sales, dirigente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte ( FIERN ). 

O secretário-executivo da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Nelson Costa, detalhou o funcionamento do programa Bem Mais Simples, lançado no fim de fevereiro, que, entre várias medidas de desburocratização, inclui o fechamento automático de uma empresa - processo que poderia durar anos antes da simplificação das exigências. Costa falou também sobre a proposta, encaminhada ao Congresso Nacional, de criar rampas de transição para as empresas que ultrapassam o limite de faturamento do Simples Nacional. 

A pauta de projetos de lei relevantes para micros e pequenos foi o tema da fala do gerente-executivo de Assuntos Legislativos da CNI, Marcos Borges. Já o economista da CNI Marcelo Azevedo contextualizou a situação da economia brasileira e as perspectivas negativas para este ano. Os conselheiros também se interaram do status das negociações sobre a Norma Regulamentadora 12, que trata de segurança das máquinas, apresentada pelo especialista em Relações do Trabalho Clovis Veloso . 

O próximo encontro do Compem acontece dia 30 de abril, também em Brasília. 

Relacionadas

Leia mais

Conselho de Meio Ambiente debate políticas ambientais para as regiões Norte e Centro-Oeste
Mudanças no ICMS geram fechamento de uma empresa por minuto
Licenciamento ambiental e energia foram debatidos em reunião do Conselho de Meio Ambiente da CNI

Comentários