Seminário destaca papel de órgãos administrativos em julgamentos tributários

Evento destaca o papel do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), que julga os autos de infração e pedidos de ressarcimento dos créditos da Receita Federal

Diretora de Relações Institucionais da CNI, Monica Messenberg, participou da abertura do seminário

Alternativa aos processos judiciais, a via administrativa é cada dia mais procurada por empresas e instituições por representar uma forma prática e legítima de resolução de conflitos. O uso desta modalidade para julgamento de processos tributários foi destaque no primeiro dia do Seminário Internacional de Direito Tributário, realizado nesta terça-feira (4) no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF).

O evento, que continua durante esta quarta-feira (5) e segue até amanhã, destaca o papel do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), que julga os autos de infração e pedidos de ressarcimento dos créditos da Receita Federal. Ligado ao Ministério da Fazenda, o órgão tem cerca de 220 conselheiros, sendo 51 especialistas ligados à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O primeiro dia de seminário abordou a importância de uniformização da Lei Geral do Processo Administrativo Fiscal, o direito de crédito do PIS e da Cofins e as controvérsias sobre tributação de ágio. O evento reuniu conselheiros, advogados e especialistas da área, entre eles a diretora de Relações Institucionais da CNI, Monica Messenberg, o presidente do CARF, Otacílio Cartaxo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado, o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Freitas Barreto, e o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Relacionadas

Leia mais

PDA esclareceu complexidade dos regimes tributários para os sindicatos
Carf reúne especialistas para debater direito tributário em seminário apoiado pela CNI
Receita Federal vai abordar regularidade fiscal na ExpoCidades

Comentários