Inmetro renova certificação concedida ao LabSenai Metrologia

Validade da acreditação do laboratório da FatecSenai Campo Grande, conferida em agosto de 2012, foi estendida até fevereiro de 2015

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) renovou, neste mês de junho, a acreditação do LabSenai Metrologia, instalado na FatecSenai Campo Grande, que foi conferida em agosto do ano passado e agora foi estendida até fevereiro de 2015. A certificação do Inmetro é realizada pela Divisão de Acreditação de Laboratórios (Dicla), que segue as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, com a acreditação, o laboratório pode emitir certificados, utilizando os símbolos do Inmetro, o que eleva ainda mais a confiabilidade dos serviços prestados. "É uma conquista para o setor industrial do Estado, que constantemente demanda por serviços de calibragem de instrumentos e que antes recorriam a laboratórios de outros Estados", disse.

Além disso, conforme ele, a acreditação também oportuniza o atendimento de outros laboratórios que precisam calibrar seus equipamentos. "Esse é o segundo laboratório da Rede LabSenai em Mato Grosso do Sul a passar pelo processo de acreditação, já que o LabSenai Cerâmica, instalado no CetecSenai Rio Verde, tem esse reconhecimento desde 2008", reforçou.

De acordo com o coordenador do LabSenai Metrologia, José Teles, desde agosto do ano passado até o momento, o laboratório emitiu inúmeros certificados de calibração com selo RBC, que é acreditado e reconhecido pelo Inmetro. "A Coca Cola Femsa e a Usina Hidrelétrica São Domingos foram algumas das indústrias atendidas com os serviços de calibração de esfigmomanômetro e calibração de manômetro, respectivamente", destacou.   

José Teles afirmou que, com o aumento da demanda e a necessidade das indústrias, o laboratório pode aumentar o escopo de atendimento em outras áreas de medição em instrumentos, como trena, paquímetro e termômetro. Ele detalhou ainda que o laboratório opera com capacidade para realizar 120 calibrações por mês e tem como diferencial a precisão de medição. "O índice de incerteza é de 0,009%, além disso, a faixa de calibração é de 0,01 MPa (Mega Pascal) a 70 MPa. São aspectos que podem ser considerados um diferencial", pontuou.

Serviço - Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (67) 3383-6875 ou pelo e-mail [email protected]

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Escola SENAI Mário Amato, em São Bernardo do Campo (SP), possui sete laboratórios acreditados pelo Inmetro
LabSenai Cerâmica faz estudo inédito da qualidade da areia do norte do Estado
FatecSenai Campo Grande encerra quarta-feira as inscrições do vestibular

Comentários