Conselho de Assuntos Legislativos avalia andamento da pauta de competitividade no Congresso Nacional

Em reunião nesta terça-feira (16), colegiado comemorou aprovação e avanços de projetos estratégicos e analisou o cenário para a aprovação de reformas da Previdência e do sistema tributário ainda em 2019

Deputados Marcos Pereira (centro) e Celso Russomano (direita) analisaram o cenário para discussão das reformas da Previdência e tributária

O Congresso Nacional tem se debruçado sobre temas importantes da agenda de competitividade do país e propostas estratégias têm potencial de avançar, no futuro próximo. Durante a reunião mensal do Conselho de Assuntos Legislativos da Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (16), representantes da indústria e parlamentares convidados analisaram o cenário para discussão de projetos que melhorem o ambiente de negócios e as perspectivas de votação das reformas estruturais, principalmente as da Previdência Social e a do sistema tributário.

Nas últimas semanas, o Congresso levou adiante debates importantes. A aprovação do Protocolo de Madri, que agiliza o registro internacional de marcas foi aprovada na Câmara dos Deputados e começa a ser discutido no Senado. Também tem avançado, de forma positiva, o debate sobre a atualização da Lei de Licitações, do novo marco regulatório do saneamento e da Lei Geral das Agências Reguladoras, todos incluídos na Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria 2019, lançada em 2 de abril.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato, que presidiu a reunião do conselho, analisou que o Congresso tem conseguido discutir temas relevantes, mesmo em meio a uma discussão complexa, como a da reforma da Previdência. Ele reforçou a importância da aprovação das mudanças estruturais, como forma dar ao país condições de crescer de forma sustentada. “Temos as reformas como prioridade, principalmente a tributária, porque falam diretamente com as necessidades da indústria brasileira”, disse.

CENÁRIO – Convidados para a reunião, os deputados Marcos Pereira (PRB-SP), que é vice-presidente da Câmara, e Celso Russomano (PRB-SP) ofereceram uma análise das perspectivas de votação de propostas estratégicas, além das reformas estruturantes. Segundo Pereira, o cenário provável é de que a da Previdência seja votada em julho, na Câmara, e no Senado, no segundo semestre.

Como forma de ganhar tempo para a modernização do sistema tributário, Pereira afirmou que será constituído um grupo de trabalho para já ir discutindo diferentes propostas de reforma tributária. Nesse período, serão ouvidos especialistas e deve ser iniciada a construção de um texto de consenso. “Nosso objetivo é deixa-la pronta para ser votada o mais rápido possível após a votação da reforma da previdência”, disse o parlamentar.

Russomano defendeu a importância de votação de propostas que fortaleçam o setor industrial brasileiro. Entre elas, o PL 333/99, que aumenta penas para crimes de pirataria. A pauta é uma das prioritárias da indústria dentro da agenda de propriedade intellectual. Do ponto de vista do consumidor, Segundo o deputado, o projeto pode representar um avanço na proteção de seus direitos. “Conheço a realidade da piratira e o mal que isso faz para o consumidor, principalmente para sua saúde”, argumentou.

Relacionadas

Leia mais

Fortalecimento do sistema de propriedade intelectual brasileiro   ganha espaço na pauta do Congresso Nacional
Participação dos importados no consumo brasileiro sobe para 18,4%, a maior desde 2011, mostra estudo da CNI
Abertura do mercado estimulará competitividade do gás natural, dizem especialistas

Comentários