ENAEX 2021 vai explorar papel do comércio exterior no desenvolvimento sustentável

A 40ª edição do evento trará palestras e workshops sobre comércio exterior em formato virtual e gratuito

arte: enaex

Com foco no desenvolvimento sustentável do comércio exterior do Brasil, será realizado a 40ª edição do Encontro Nacional do Comércio Exterior (Enaex) nos dias 14 e 15 de outubro. Promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento tem como tema central “Reformar para Crescer” e trará palestras e workshops em formato virtual e gratuito.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) é uma das instituições participantes. “Oportunidades comerciais para Micro e Pequenas Empresas: Setores e Mercados-alvo”, “Impactos do meio ambiente no cenário econômico mundial e brasileiro” e “A política brasileira de inserção internacional e defesa comercial” são os painéis que contam com a presença de representantes da CNI.


“O ENAEX é o maior e mais importante evento de comércio exterior do Brasil. É um espaço excelente onde a CNI vai apresentar e discutir temas relevantes para a internacionalização da indústria nacional e ainda disseminar soluções que possui para apoiar o mesmo objetivo”, explica o superintendente de Desenvolvimento Industrial da CNI, Renato da Fonseca, que vai representar a instituição na abertura do evento.


O presidente e o vice presidente da República são alguns convidados do Enaex 2021, além de ministros de estado, líderes empresariais e operadores de comércio exterior.

Confira a programação dos paineis que terão a participação da CNI: 

14/10, às 14h: “Pequenos negócios na competitividade do Sebrae Nacional”

A CNI, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vão lançar estudo que faz uma análise de oportunidades no comércio exterior para micro e pequenas empresas neste painel. O estudo tem como objetivo tanto embasar programas nacionais e estaduais de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas, quanto subsidiar estratégias empresariais de inserção internacional.

Os palestrantes do painel são a gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha; o gerente da unidade de competitividade do Sebrae, César Reinaldo Rissete; e o professor da Unisinos Marcos Tadeu Lélis.

15/10, às 11h30: “Impactos do meio ambiente no cenário econômico mundial e brasileiro”
Os principais tópicos a serem abordados neste painel são as novas exigências ambientais, sociais e climáticas; os objetivos legítimos e as medidas discriminatórias; e as cinco novas barreiras e tendências no comércio internacional. 
O debate será moderado pela secretária geral da Funbio, Rosa Lemos de Sá, e conta com a presença do CEO da Biofílica e da Austad, Plinio Ribeiro; da gerente de Diplomacia Empresarial e Competitividade do Comércio da CNI, Constanza Negri Biasutti; e do diretor global da Votorantim Cimentos, Álvaro Lorenz.
15/10, às 15h: “A política brasileira de inserção internacional e de defesa comercial”

O painel abordará o momento atual do comércio exterior da indústria, com números sobre a evolução recente; as prioridades empresariais para acordos de livre comércio; prioridades para o Mercosul; e a visão da indústria sobre aspectos da defesa comercial brasileira. 

O secretário de comércio exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, será o palestrante deste painel. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), Fernando Valente Pimentel, e o gerente de Políticas de Integração Internacional da CNI, Fabrizio Sardelli Panzini, são os debatedores convidados.

Conheça outros temas: EconomiaEconomia CircularPropriedade IntelectualLicenciamento ambientalNovo Ensino MédioReforma TributáriaRetomada do Crescimento

Relacionadas

Leia mais

Confira a programação de lives da semana
A inovação nossa de cada dia
CNI lança edital para captar empresas especializadas em projetos de investimento

Comentários