CNI se une ao Fórum Econômico Mundial para alavancar ações empresariais contra o coronavírus

A entidade passa a integrar a Plataforma de Ação Covid com mais de 200 presidentes de grandes empresas do mundo. A ideia é reduzir os impactos econômicos e sociais da pandemia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) passou a colaborar com a Plataforma de Ação Covid, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de uma ferramenta para oferecer recursos on-line, conectar e mobilizar líderes empresariais do mundo em ações conjuntas no combate aos efeitos perversos do coronavírus na economia, na saúde pública e na sociedade.  

Segundo o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, ações coordenadas por empresas em uma cooperação global têm mais chances de reduzir os impactos da pandemia da covid-19. "Se trabalharmos em rede, empenho e solidariedade, vamos conseguir passar por esse momento, que não tem precedentes no mundo. Esse instrumento alavancará nossas ações para proteger os meios de subsistência das pessoas e facilitar a retomada e continuidade dos negócios", diz Abijaodi.  

No Brasil, além da CNI, também participam outras empresas entre os maiores bancos nacionais e as principais redes varejistas. "O Covid-19 está causando emergências na saúde e interrupções econômicas que nenhuma parte interessada pode resolver sozinha", diz o presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab. “Nossa melhor e única resposta a isso deve ser a ação concertada por meio da Plataforma de Ação Covid”.

Plataforma de ação contra o coronavírus reúne 200 líderes globais

A plataforma foi criada a partir de uma teleconferência com mais de 200 líderes empresariais de todo o mundo – da qual a CNI fez parte – , para oferecer um fórum em que CEOs, líderes e diretores corporativos que possam oferecer ajuda e se unir a projetos específicos, iniciar ações e manter uns aos outros informados das melhores práticas.  

A CNI se comprometeu com o Fórum Econômico Mundial a alimentar e promover a plataforma entre a indústria nacional, além de se manter um membro ativo na busca de soluções.

As linhas de atuação da Plataforma Covid-19 do Fórum Econômico Mundial

Projetos buscam fortalecer cadeias de suprimentos

Os projetos da iniciativa incluem o estabelecimento da Rede de Cadeias de Suprimentos Pandêmicas, para fortalecer as cadeias de suprimentos e garantir que produtos essenciais de saúde estejam disponíveis, acessíveis e de boa qualidade - incluindo o tratamento da escassez global de máscaras faciais. A plataforma reúne empresas envolvidas na fabricação e distribuição desses produtos para ajudar a resolver o problema.  

Outras ações incluem mecanismos de apoio a doações de empresas à resposta à saúde pública, desenvolvimento e financiamento de uma vacina, rastreamento do impacto econômico do vírus e busca de colaboração para lidar com as interrupções causadas pela pandemia global.  

Os recursos estão disponíveis nos seguintes tópicos: impacto da covid-19 no comércio; desenvolvimento de uma vacina; impacto da covid-19 nos mercados financeiros; e impacto da covid-19 na força de trabalho.

As organizações interessadas podem se registrar na Plataforma de Ação Covid aqui

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Presidente da CNI calcula ‘quedas recordes’ de exportações para China
Por que aprovar já a reforma tributária
Associação Nordeste Forte defende apoio à indústria e acesso ao crédito

Comentários