CNI e governo federal assinam acordo para atrair investimentos estrangeiros

Para a CNI, setores como indústria da construção, indústria extrativa e o setor de alimentos e bebidas são prioritários para atração de investimento estrangeiro direto (IED)

O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, assinam acordo, em Brasília

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, assinaram, nesta terça-feira (16), em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica para consolidar o trabalho conjunto entre os setores privado e público na atração de investimentos estrangeiros. 

A partir desse acordo, os Centros Internacionais de Negócios (que compõem a Rede CIN), coordenados pela CNI, e Rede Nacional de Informações sobre Investimentos (RENAI), formada pelas secretariais estaduais de indústria e coordenada pelo MDIC, vão desenvolver uma estratégia para impulsionar setores da economia com potencial para receber investimento estrangeiro direto (IED). Para a CNI, setores como indústria da construção, indústria extrativa e o setor de alimentos e bebidas são prioritários para atração de IED no desenvolvimento da sua cadeia produtiva. 

“Se tem alguma coisa que pode ajudar o país, é o comércio exterior. E a CNI tem trabalhado para facilitar os investimentos estrangeiros no Brasil e os brasileiros lá fora. Esse acordo é mais uma ferramenta que poderemos utilizar para o desenvolvimento da indústria brasileira”, diz o presidente da CNI. Para o ministro Armando Monteiro, a integração entre o setor público e o privado vai ampliar o intercâmbio de informações e a articulação de ações de facilitação de investimentos. 

REDE CIN – A Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI, trabalha, desde 1998, pela internacionalização de empresas brasileiras por meio de serviços voltados para o aumento da sua competitividade. A Rede agrega conhecimentos e competências acumulados por 27 Centros Internacionais de Negócios. Nas federações, as empresas têm acesso aos produtos e serviços direcionados à sua atuação no mercado internacional. 

Em 2012, a CNI desenvolveu um projeto com a Rede CIN, chamado Brazil for Business. O projeto ampliou a oferta de serviços que os Centros Internacionais de Negócios das Federações Estaduais de Indústria e do Distrito Federal possuem para apoiar e atrair investidores estrangeiros que tenham interesse nos estados brasileiros. O Brazil for Business está ativo em dez federações com mais de 300 projetos de investimentos sendo prospectados. Os estados atendidos são: Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. 

Relacionadas

Leia mais

8 ações da CNI para aumentar a competitividade da indústria brasileira
8 acordos comerciais que precisam avançar até o fim do ano
Ampliação da importação temporária beneficiará comércio exterior brasileiro, afirma CNI

Comentários