Mercosul-UE: o que a gente ganha com esse acordo?

No podcast Indústria de A a Z de hoje, te contamos como o Acordo entre Mercosul e União Europeia vai ajudar no crescimento da economia no país

Após 21 longos anos de negociações, estamos nos aproximando de um novo marco nas relações comerciais entre dois grandes blocos com o Acordo Mercosul e União Europeia. É que esse ano temos a oportunidade de tirar o acordo do papel pois dois países que são a favor dessa parceria comercial estão à frente da presidência do Conselho da União Europeia: a Suécia, nesse primeiro semestre, e a Espanha, no segundo. 

Acordo Mercosul-UE vai zerar impostos? 

Para quase 3 mil produtos, a resposta é sim! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que cerca de 95% de todos os bens industriais terão o imposto de importação zerado em até 10 anos ao entrarem no mercado europeu, sendo que mais da metade destes produtos, quase três mil bens industriais, terão esse benefício imediato já na entrada em vigor do acordo. Saiba mais.

O que o Acordo Mercosul-UE tem a ver com reindustrialização?    

Tem tudo a ver. Conjugando um mercado consumidor de quase 720 milhões de pessoas e cerca de 20% da economia global, o acordo formará uma das maiores áreas de livre comércio do planeta. Ele contribuirá para a retomada da relevância da indústria na pauta comercial brasileira com a União Europeia, que foi o nosso segundo parceiro comercial em 2022, com uma corrente bilateral de mais de US$ 95 bilhões.

Também somos vídeocast! Assista o conteúdo no YouTube:

Esse é o Podcast Indústria de A a Z   

Fica ligado que a cada 15 dias teremos um novo encontro por aqui. Vamos trazer os temas da indústria sempre de um jeito muito fácil de entender. Para acompanhar os próximos programas, é só inscrever o Indústria de A a Z no seu tocador de podcast preferido.

Ah, se ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre um assunto, é só deixar um comentário. A sua sugestão pode ser o nosso próximo podcast!

Relacionadas

Leia mais

#34 – Faça sua parte! Dia internacional da Reciclagem
#33 - Exportação: Como se destacar no mercado internacional?
#32 - Saúde mental no ambiente de trabalho

Comentários