Sistema Indústria apoia Movimento Abril Verde

Iniciativa tem o objetivo de mobilizar governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho

As entidades do Sistema Indústria (CNI, SESI, SENAI e IEL) apoiam o Movimento Abril Verde, que mobiliza governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho. Este mês foi escolhido para promoção de uma ampla campanha em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado em 28 de abril.

A questão de segurança e saúde no trabalho ganha cada vez mais espaço na estratégia do setor industrial. Pesquisa do Serviço Social da Indústria (SESI) mostra que 71,6% das empresas dão alta atenção à saúde e segurança dos trabalhadores. O levantamento aponta que a importância dada ao tema está relacionada, sobretudo, à preocupação com o bem-estar do trabalhador, à maior conscientização das empresas e à prevenção de acidentes de trabalho.

Essa relevância que o setor dá ao tema se reflete na redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil. Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (MF) apontam que o número de acidentes de trabalho por grupo de 10 mil profissionais caiu mais de 25% entre 2007 e 2016, passando de 137,8, em 2007, para 103,0, em 2016.

CONSULTORIA – Para apoiar as empresas em segurança e saúde no trabalho, as entidades do Sistema Indústria oferecem uma gama de soluções. O SESI, por exemplo, oferta serviços de consultoria e inteligência para ajudar na gestão de segurança e saúde no trabalho. Em 2017, mais de 4 milhões de trabalhadores foram atendidos em serviços de segurança e saúde no trabalho.

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desenvolve cursos técnicos na área. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) participa de 29 fóruns nacionais e internacionais para tratar das necessidades de avanço na agenda de segurança e saúde no trabalho. Entre os destaques estão a Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), responsável pelo acompanhamento das 36 Normas Regulamentadoras; Comissão Tripartite do Programa de Alimentação do Trabalhador (CTPAT) e da Comissão Nacional Tripartite Temática da NR 12 que trata da Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

Relacionadas

Leia mais

Sustentabilidade do sistema de saúde suplementar preocupa empresas do setor industrial
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde
Trabalho é bom para saúde e a saúde é um requisito para bons negócios, diz especialista finlandês

Comentários