De olho no mercado da Energia Solar Fotovoltaica em rápido crescimento e expansão, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Rio Grande do Norte, adotou uma iniciativa pioneira de capacitação de seus técnicos para o atendimento aos micro e pequenos empreendedores que tenham interesse de implementar o uso de sistemas fotovoltaicos em suas empresas.
Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), também do RN, por meio do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), foi desenvolvido o curso de capacitação Princípios Técnicos da Energia Solar Fotovoltaica Aplicada aos Pequenos Negócios.
Um dos objetivos principais do curso é preparar o técnico para ser capaz de diferenciar os tipos de tecnologias de geração de energia elétrica através do aproveitamento do recurso solar e oferecer conhecimentos básicos sobre a instalação e funcionamento de sistema solar fotovoltaico e os passos necessários para se ter esse tipo de geração de energia em uma micro ou pequena empresa.
O curso foi realizado neste mês de abril com especialistas do CTGAS-ER. Representantes do Banco do Nordeste (BNB) e da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), também participaram das discussões técnicas.
A gerente de Unidade de Desenvolvimento da Indústria no Sebrae (RN), Lorena Roosevelt, ressaltou que o desafio é prestar apoio aos empreendedores de pequenos negócios que movimentam a economia na região e que necessitam de uma visão antecipada das condições do mercado da energia solar fotovoltaica, para poder planejar ações, tomar decisões mais objetivas e com riscos calculados.
A diretora-executiva do CTGAS-ER, Cândida Amália Aragão, destacou a importância da parceria entre as instituições no fortalecimento da construção e difusão do conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica para o estabelecimento cada vez maior da tecnologia na região.
No último dia do curso foi realizada visita técnica ao laboratório de energia solar fotovoltaica do SENAI / CTGAS-ER com a realização de atividades práticas. Esta é uma das atividades preparatória do Programa RN SOLAR que será lançado no dia 5 de maio. A iniciativa é uma parceria entre o Sebrae (RN) e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), através da Comissão Temática de Energias Renováveis (COERE) e do SENAI / CTGAS-ER, contando com o apoio de outras organizações parceiras interessadas no desenvolvimento da cadeia produtiva do setor de energia solar.